Xique-Xique: Arte em todos os seus aspectos apresentada no encerramento da Semana da Cultura na orla

Ascom Prefeitura de Xique-Xique/BA.

Festival de arte final dona anita

Apresentações de canto, poesias, dança, performances, exposição dos artesãos da cidade com bordados, bonecas, arte em retalhos e inúmeras técnicas, o trabalho do fazedor de caixa para tocar em batuques, samba de roda, o boi do reisado, e muita arte, estiveram presentes no fim de tarde/início de noite da sexta-feira, 12/11, no encerramento da Semana de Cultura, na Orla de Xique-Xique.

Marcado pelas belezas apresentadas e momentos de integração das gerações, das artes em todos os aspectos, apreciados por grande público, esse encerramento deveria ter acontecido no dia 05 de novembro, Dia da Cultura, seguindo a programação dos dias 03 e 04, mas que com a previsão de chuvas, a organização achou prudente remarcar para o dia 12/11.

O secretário de Educação e Cultura, Adoniran Leite, prestigiou todo o evento. A coordenadora de Cultura da secretaria, Giselda Pinheiro, falou entusiasmada desta primeira edição do Festival de Arte Cultura Xique-Xiquense. “Houve a participação de todos, a orla estava muito cheia. Foi maravilhoso! Como equipe de cultura vimos que o nosso povo tem sede de cultura, de apreciar, cantar, dançar, fazer arte! Fazendo jus ao tema da semana da arte: o que seria de nós sem a arte?

Para o secretário, “o nosso povo é muito cheio de talentos, e num festival como este tivemos a oportunidade de fazer uma radiografia cultural que certamente vai proporcionar novas ideias e a chegada de novos projetos.

No final, a coordenadora de cultura fez “questão de agradecer ao prefeito Reinaldo Filho por tudo que nos ajudou a realizar para este grandioso evento, aos artesãos e artesãs, cantores, alunos da filarmônica, sr. Osvaldo, Raul, aos pais dos artistas e músicos, a Adoniran, o secretário da educação, que acompanhou tudo lá na orla, nossos colegas da Semec, Suzane, coordenadora pedagógica, Cincinato fotógrafo, Dinei, e a toda a equipe de cultura que foi muito dedicada na realização deste evento”.

A programação encerrada dia 12 foi marcada no dia 03/11 pela realização de oficinas de teatro, tranças e artesanato no Parque Aquático Ponta das Pedras; no dia 04/11 com a ida à Tribuna da Câmara de Vereadores, para apresentar e consolidar a Lei Municipal n° 968 de 29 de setembro de 2009, que instituiu a Semana de Cultura.“