Xique-Xique: Carne ilegal é apreendida e incinerada

Imagens: Drª Milena Maria Bessa.

Na manhã desta segunda, 25/03, a – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB Xique-Xique recebeu denúncia anônima de que uma embarcação transportava um bovino abatido ilegalmente em uma das ilhas do município de Xique-Xique.

A ADAB notificou a vigilância sanitária do Município que, em conjunto com a PM, constataram a veracidade da denúncia. As carcaças do animal foram apreendidas e encaminhadas para serem incineradas. “A ação foi rápida e eficaz, não deixando que a carne chegasse à mesa da população; o proprietário do animal foi notificado e autuado pela ação”, informa Milena Maria Bessa Miranda - médica veterinária e chefe da ADAB e de fiscalização nos municípios de Xique-Xique, Gentio do Ouro, Itaguaçu da Bahia, e Regional de Irecê.

O abate clandestino é proibido por Lei, onde o consumo dessa carne pode causar sérios danos a saúde da população e trazer várias consequências, pois esse tipo de abate não sofre inspeção de um médico veterinário, além de as condições higiênicas sanitárias serem impróprias; isso sem falar do transporte inadequado que pode proporcionar a contaminação da mesma, acelerando o processo de deterioração do produto por falta de refrigeração.