Xique-Xique: Casos de Covid crescem e cidade registra primeira morte do ano

Hospital Julieta Viana | Xique-Xique/BA.

A vacinação vem sendo realizada pelo poder público local nas suas unidades de saúde

O município de Xique-Xique (BA) iniciou o ano de 2022 sem nenhum caso ativo, suspeito ou em monitoramento de Covid-19. No entanto, passados apenas 20 dias (20/01), a cidade já soma 87 casos ativos, 89 suspeitos e 176 sendo monitorados. E foi nesse boom de crescimento de casos que a cidade registrou seu primeiro óbito do ano, chegando à marca de 80, desde o início da pandemia.

O registro de tantos casos em tão pouco tempo indica a necessidade de se atentar para as medidas de combate à pandemia, através do uso de máscaras, da não realização de eventos que provoquem aglomerações, além, é claro, da vacinação de todos/as aqueles/as que estiverem aptos/as a serem vacinados/as. A vacinação vem sendo realizada pelo poder público local nas suas unidades de saúde.

Segundo dados da Prefeitura, até 20 de janeiro de 2022 cerca de 74% dos moradores já haviam tomado a 1ª dose da vacina, 67% estavam com o esquema vacinal completo (2ª dose ou dose única) e 15% já haviam tomado a dose de reforço.

Vale destacar, ainda, que a cidade, como diversas outras, viu crescer enormemente a quantidade de pessoas contaminadas por gripe. Essa situação fez aumentar bastante a quantidade de pacientes em busca de atendimento nas unidades de saúde e provocou a falta de alguns remédios nas farmácias.

Se você ainda não tomou a 1ª dose, está com a segunda dose atrasada ou já tem direito à dose de reforço, não perca tempo, procure saber os dias de vacinação e vá a um dos postos de saúde do Município. A vacina salva vidas.

Layno Sampaio Pedra – colabora para o Pagina Revista.