Xique-Xique: Moradores da rua 3 sofrem com esgoto a céu aberto

Fotos: Pagina Revista.

(...) "Agora eu pergunto: cadê os que se dizem representantes do povo? Cadê o prefeito, e os vereadores?"

Moradores da rua Mestre Francisco Braz, popular rua 3, no bairro Polivalente, Xique-Xique/BA, sofre com esgoto a céu aberto. Se para quem precisa passar por ali vez ou outra já é um tormento, imagina para os moradores, que são obrigados a conviver com lama podre e larvas. “Quando amanhece, além do mau cheiro, as calçadas ficam cheias de uns bichinhos [larvas]; é vergonhoso, fica aqui meu repúdio (como eleitor do grupo), ao prefeito e vereadores”, diz indignado, o cabeleireiro Marquinhos.

PUBLICIDADE

Venha praticar com a gente!

Além do mau cheiro, e água com larvas, um bom trecho da rua fica alagado, dificultando a passagem de transeuntes que são obrigados a buscar as calçadas. “O mau cheiro é insuportável, e corremos o risco de sermos banhados pela lama, quando passa um carro e joga lama na nossa calçada”, justifica o cabeleireiro Marcos Santos (Marquinhos), que diz mais: “É humilhante e vergonhoso, pois moramos praticamente no centro da cidade; agora eu pergunto: cadê os que se dizem representantes do povo? Cadê o prefeito, e os vereadores?”.

De acordo com alguns moradores ouvidos pela reportagem do Pagina Revista, a promessa de resolver a situação vem se arrastando há vários meses. Vale ressaltar, que o problema da referida rua é antigo, conhecido de várias gestões. “Meses atrás, algumas pessoas da prefeitura andaram aqui, tiraram fotos, falaram que iam voltar, e até hoje; isso já faz uns três meses”, disse um senhor que costuma se reunir à sombra de um muro, à tarde, com amigos.

Eu fico com vergonha, o pessoal vem pra estacionar seus veículos e não tem lugar, são obrigados a estacionar perto da esquina, ou na porta de algum vizinho que não tenha lama.

Para Marquinhos, o problema do esgoto a céu aberto lhe prejudica não somente como morador. Ele, que é cabeleireiro, se sente incomodado por não poder prestar um atendimento melhor aos seus clientes. “Eu fico com vergonha, o pessoal vem pra estacionar seus veículos e não tem lugar, são obrigados a estacionar perto da esquina, ou na porta de algum vizinho que não tenha lama”. E conclui: “Quando amanhece, além do mau cheiro, as calçadas ficam cheias de uns bichinhos [larvas]; é vergonhoso, fica aqui meu repúdio (como eleitor do grupo), ao prefeito e vereadores”.

Veja as imagens:

DA REDAÇÃO | A reportagem do Pagina Revista levou o problema para a Ouvidoria do Município. Até o fechamento desta matéria nenhuma resposta foi dada.

Atualizando

Após repercussão da nota (Moradores da rua 3 sofrem com esgoto a céu aberto), postada ontem, 12/03/2019, às 21:41h, a Prefeitura de Xique-Xique emitiu, hoje, 13/03/2019, às 16:20h, Nota de Esclarecimento. Veja:

A Prefeitura de Xique-Xique informa que:

Esgotamento sanitário completo, Xique-Xique só vai ter quando o Governo Federal aprovar o projeto, licitar e fazer a obra. Hoje é um problema tão sério nas cidades, que nem o Governo do Estado tem recursos suficientes pra fazer esgotamento em todas as cidades do interior da Bahia. Na época de Geddel, em 2007, o Governo Federal mandou fazer, licitou a obra, na época 19 milhões de reais, só que a empresa EGC simplesmente começou a obra em Xique-Xique, em Lapão, também em Canarana, e abandonou. Ou seja, o projeto existe, está pronto, ele só precisa ser atualizado. Quem tem que fazer isso é a Codevasf; o Governo Federal é quem tem o recurso pra fazer isso. A Prefeitura de Xique-Xique estima que hoje esta obra custe em torno de 30 milhões de reais.

O que a Prefeitura de Xique-Xique está tentando fazer de paliativo, e vai fazer na Rua 3, é o encanamento desse esgoto que corre a céu aberto, mas só vai encanar; Não vai ter o tratamento adequado. Será, única e exclusivamente, um paliativo. Como fizemos, na ruas 4, 5, 6, 7 e 8 do Polivalente. A Prefeitura de Xique-Xique vai fazer agora nas Pedrinhas, mas só paliativos pra não ficar esgoto correndo a céu aberto. Esgotamento sanitário, como a cidade precisa, só o Governo Federal realmente pra fazer. Não adianta nem a Prefeitura querer botar a culpa no Governo do Estado, por exemplo.

E mais: enquanto a cidade não tem esgotamento sanitário, o que a Prefeitura de Xique-Xique tem buscado fazer são parcerias com os moradores. De tal modo que nós ajudamos a construir as fossas sépticas nos quintais das casas, minimizando o problema, porque ao invés de jogar o esgoto pra rua, joga na fossa. Não é o ideal, mas já melhora, já ajuda. Veja que nas ruas, nos bairros onde as casas têm as fossas, não existe esgoto correndo a céu aberto. Então isso também pode ser feito para os moradores lá da Rua 3.

Ascom/Prefeitura de Xique-Xique.