Xique-Xique: O asfalto vem aí...

Ilustração.

Reorganizar, efetivamente, o trânsito do centro desta cidade é uma consequência tão lógica que, do contrário, de nada valeria o asfaltamento

O prefeito de Xique-Xique, Reinaldinho, prometeu que, nesta gestão, irá asfaltar o centro da cidade e, ao que tudo indica, a julgar por suas informações durante uma recente entrevista ao Programa Espaço Aberto, apresentado pelo radialista Jorge Meira, na FM Xique-Xique, esta obra deverá ser realizada em breve.

Evidentemente, a tendência de qualquer cidade que prima pelo seu crescimento é substituir os paralelepípedos pelo asfalto, já que facilita para a via pública beneficiada uma melhor circulação de carros, ônibus e caminhões, embora tenha como ponto negativo o fato de causar um aquecimento maior, principalmente em cidades onde o calor é extremo.

Há quem diga ainda, tratando-se de desvantagens, que o asfalto é menos ecológico que o paralelepípedo, que sua durabilidade é baixa, que requer manutenção com maior frequência, etc., fatores, no entanto, que não inviabilizam a sua construção.

Saliento que, pessoalmente, vi pessoas apoiadoras ou não apoiadoras do prefeito Reinaldinho duvidarem de que, em breve, os paralelepípedos das ruas do centro da cidade darão lugar ao asfalto. Creio que ainda há esta descrença. Todavia, não há como o Município não seguir, por exemplo, o caminho trilhado pela vizinha cidade de Irecê, a partir do momento em que a “Terra das Caraíbas” deu início ao seu processo de transição dos paralelepípedos para o asfalto e, consequentemente, se tornou um dos responsáveis por seu crescimento econômico nos últimos anos.

Para quem frequenta, de veículo ou não, o centro da cidade de Xique-Xique, a reclamação é enorme com relação ao trânsito, há tempos totalmente desorganizado, sobretudo em dias de feira, quando nas ruas ao seu redor fortes congestionamentos de veículos se fazem presentes corriqueiramente, causando estresse a motoristas, motociclistas e pedestres.

Reorganizar, efetivamente, o trânsito do centro desta cidade é uma consequência tão lógica que, do contrário, de nada valeria o asfaltamento.

Junto a tudo isso, some-se ainda o fortíssimo calor, principalmente porque não há no centro da cidade a magia da arborização e, consequentemente, sombras onde os motociclistas e pedestres possam se proteger do sol escaldante. O projeto de arborização da cidade, explanado pela Gestão Municipal anos atrás, poderá ser de grande valia tão logo o asfalto se torne uma realidade.