Xique-Xique: O uso do capacete durante a Festa da Cidade

Imagem meramente ilustrativa.

Ou se cobra o uso do capacete todos os dias ou não se cobra o seu uso em nenhum dia

EDILSON ROCHA | Estou escrevendo esta matéria no primeiro dia da Festa da Cidade de 2019, mais precisamente no dia 13 de junho, em alusão ao aniversário de 91 anos de sua emancipação política.

Duas ou três semanas antes, eu dei uma ideia no Facebook no intuito de pessoas ganharem um dinheiro extra na maior celebração festiva de comemoração do aniversário da cidade de Xique-Xique.

A ideia consistia em iniciativas de pessoas alocarem uma das barracas instaladas no circuito da festa e cobrarem taxas de motociclistas e de garupas para guardar os seus capacetes, ou seja, usar o semelhante mecanismo que é usado nas rodoviárias, com os chamados guarda-volumes.

Inicialmente, ao menos quando dei a ideia - longe ser fantástica -, alguns dos meus seguidores no Facebook e até fora dele acharam-na bastante oportuna. Explico:

O Comando da Polícia Militar de Xique-Xique vem cobrando de todos os motociclistas e de seus garupas o uso do capacete, que é um acessório de segurança exigido pelo Código Nacional de Trânsito.

Na Festa da Cidade até o ano passado, não vi fiscalização alguma da PM em relação ao uso de capacete. Porém, a julgar por uma reunião realizada recentemente pela Polícia Militar com a sociedade de Xique-Xique para tratar dos procedimentos a serem adotados pelos motociclistas e garupas, a fiscalização será firme e ninguém ousará pilotar motos sem usar o capacete sobre a cabeça.

Quando esta matéria sair publicada pelo Pagina Revista [na versão impressa], é possível que a Festa da Cidade deste ano já tenha se encerrado. Contudo, os nossos leitores saberão dizer se, no circuito da festa, constatou-se a presença de muitas pessoas descendo e subindo a Avenida J. J. Seabra com capacetes nas mãos. Haja trombadas de capacete!

Nossos leitores também saberão dizer se algum trabalhador acatou a minha singela ideia e alocou uma barraca para guardar, condicionada a uma cobrança de taxa, os capacetes dos motociclistas e dos garupas.

Por fim, os nossos leitores saberão também dizer se ninguém teve sua moto apreendida porque não estava usando capacete. E neste caso, seria frustrante para quem, como eu, entende que estes procedimentos devem ser adotados durante todos os 365 dias do ano, sem exceções, inclusive no principal evento festivo de Xique-Xique, até porque a Festa da Cidade é a que mais leva motociclistas e garupas a consumirem bebidas alcoólicas e, consequentemente, colocarem em riscos de acidentes eles próprios e os outros.

Ou se cobra o uso do capacete todos os dias ou não se cobra o seu uso em nenhum dia.