Xique-Xique: Piscicultura Macedo vai produzir 300 toneladas de peixes por ano

Imagem: Blog XiqueSampa.

A [ideia] da construção da [Piscicultura] Macedo surgiu [há cerca de] quatro anos. Seu fundador, Marcondes Macedo, tem uma grande tendência para o agronegócio. Ele mesmo observou que a [piscicultura] é um ramo que vem crescendo nos últimos anos. Outro incentivo [veio] do seu pai que trabalhou com a comercialização de peixes logo quando chegou a Xique-Xique.

A [Piscicultura] Macedo está sendo construída há um ano e meio e ficará totalmente pronta em quatro anos. No total terá 64 tanques. A primeira [etapa?] [terá] 32 tanques e ficará pronta em quatro meses, sendo [oito] tanques escavados, 24 tanques todos de concreto com bombeamento 24 horas; 16 tanques de engorda e oito tanques de berçário, uma lagoa de afluente para depósito [de] resíduo, um reservatório elevado com dois milhões de litros de água, um refeitório, dois galpões, uma casa e mais outras estruturas.

Serão gerados em torno de 10 empregos diretos. O sistema de produção é o que tem de mais moderno no mercado, que é o de recirculação com o tratamento de água. Esse sistema de produção evita o desperdício de água com decantadores, filtros biológicos com recirculação e oxigenação através de aeradores dos mais modernos.

Em breve, será utilizado o sistema de bioflocos, onde terá uma alta produção num espaço pequeno com uma [superdensidade] podendo chegar a 80 kg de peixe por metro cúbico de água. Depois que a [piscicultura] estiver pronta ela produzirá cerca de 300 toneladas de peixes por ciclo a cada ano. A princípio, os frigoríficos serão abastecidos e receberão treinamentos de como beneficiar e conservar o peixe.

O foco é vender o peixe não só na [microrregião], mas em todo o estado, com objetivo de comercializar por todo Brasil. A preocupação com o ecossistema tem sua atenção redobrada, pois toda área da [piscicultura] terá 20% de sua área nativa recuperada. A equipe da [piscicultura] Macedo é supervisionada por engenheiros de pesca e ambiental. Toda a estrutura tem um gerador de 75 Kva já instalado, caso falte energia.

A Piscicultura Macedo tem parceria com a Uneb de Xique-Xique, onde alunos podem estagiar; outras instituições também podem visitar a estrutura da empresa. Segundo Marcondes Macedo, a [ideia] é gerar emprego para trabalhadores de Xique-Xique, principalmente [para] engenheiros de pesca.

[   ] Redação do Pagina Revista.

Texto original: Blog XiqueSampa.