Xique-Xique: População convive com água misturada a esgoto

Fonte: A Tarde - Foto: Cidadão Repórter | Via WhatsApp.

Problema veio após prefeitura realizar "cais de contenção" para água de rio não entrar na cidade

A cheia do Rio São Francisco causou, mais uma vez, transtornos para a população de Xique-Xique, nordeste da Bahia.

A água do rio misturada a dejetos e sujeira vindos da lagoa de tratamento, que recebe o esgoto da cidade, tem invadido bairros e casas. Os moradores reclamam ainda do insuportável mau cheiro.

Ciente da denúncia, o deputado estadual Jacó (PT) responsabilizou o prefeito Reinaldo Braga Filho (MDB) pelo que chama de "barbaridade". "Fizeram um cais de contenção para a água do rio não entrar na cidade. Acontece que o prefeito cortou uma das bancas de contenção e instalou um bueiro e a água do rio, com a cheia, começa a invadir as ruas da cidade, além das infiltrações que vêm aumentando o nível da lagoa de contenção de esgoto, invadindo várias vias públicas e residências, deixando a população em desespero", afirmou.

Jacó já tinha feito, no início deste ano, um alerta sobre as mazelas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o que tem levado a situações constrangedoras à população do município.

A denúncia aponta ainda que a água que chega nas torneiras é suja e imprópria para consumo. Jacó já apresentou representação no Ministério Público da Bahia para que as ilegalidades de atos administrativos referentes ao processo de privatização do serviço de Xique-Xique sejam apuradas.