Xique-Xique: População reclama da qualidade do serviço prestado pelas empresas de provedores de internet

Ilustração.

O descontentamento é geral com críticas destinadas às três atuais prestadoras: Holística, Xique-Pró e Fibratech

Moradores de Xique-Xique constantemente utilizam das redes sociais para demonstrarem seu descontentamento com o serviço de internet prestado pelas operadoras, onde encontra-se críticas destinadas às três atuais prestadoras: Holística, Xique-Pró e Fibratech.

As reclamações variam desde o não cumprimento de velocidade prometida no plano de contratação, lentidão e até a falta de internet. 

Com a chegada da pandemia, houve aumento de uso de mídias sociais e serviços de streaming como refúgio e entretenimento, uma vez que as restrições de sociabilidade reforçam que as pessoas devam permanecer em suas casas.

O QUE DIZ ANATEL

De acordo com a Anatel, órgão que determina as normas regulatórias de empresas de telecomunicações, há um padrão mínimo que as empresas prestadoras de serviços de banda larga devem entregar ao usuário de internet.

PUBLICIDADEA loja Magazine Buy Page é segura. Se tiver dúvida, ligue (74) 9.9919-8749.

A velocidade instantânea, quando medida pelo consumidor, não pode ser inferior a 40% da velocidade contratada. E a velocidade média mensal não pode ser inferior a 80% da velocidade contratada. Esta porcentagem é válida tanto para download quanto para upload.

Por meio do site www.brasilbandalarga.com.br os consumidores podem, de maneira gratuita, realizar testes da velocidade de internet. O consumidor que sofrer com uma velocidade abaixo do mínimo estabelecido deve exigir o ressarcimento proporcional do valor pago e também a correção por parte da empresa prestadora de serviço para estabelecimento de internet, conforme a velocidade originalmente contratada.

Outra regulamentação estabelecida pela Anatel é de que o consumidor deve ser ressarcido pelas interrupções de serviços de forma proporcional ao tempo em que o acesso ficou prejudicado e ao valor do plano contratado. Esse direito, segundo a ANATEL, deve ser aplicado automaticamente pelas empresas operadoras, porém não é o que ocorre.

O usuário prejudicado deve entrar em contato e exigir o ressarcimento. Toda e qualquer interrupção de serviço programada, como manutenções em cabos, devem ser comunicadas pela Empresa aos assinantes, com antecedência mínima de 72 horas.

Meio Minuto.