Xique-Xique: Professor alerta para possível pesca predatória na Lagoa de Itaparica

Profº Railton N. Barbosa.

Se uma providência séria não for tomada para conter a pesca predatória, futuramente poderá desencadear uma séria crise de alimentos (...)

Você sabe qual é o maior patrimônio ecológico do Nordeste Brasileiro, o que você faria para ajudá-lo? Estamos falando da Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Itaparica, representado pela maior Lagoa Marginal de todo o Vale do rio da Integração Nacional, o rio São Francisco.

Pois é, lagoa de Itaparica, com uma área de aproximadamente 2.400 hectares, algo equivalente a 2.400 campos do Maracanã, nunca negou sequer um alimento a nenhum Pescador do Nordeste Brasileiro, a região mais seca da nação brasileira.

Hoje, como nunca antes visto, ela está totalmente cheia, após um intervalo de aproximadamente três anos consecutivos.

Neste contexto, aos poucos, milhares ou talvez milhões de peixes nativos da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, estão entrando para passar um estágio, numa espécie de berçário onde poderão ficar maiores e mais fortes, aguardando as chuvas e a enchente do "Velho Chico", no próximo ano.

Peixes estes que servem de alimentação para centenas de famílias carentes do nordeste brasileiro, as quais hoje estão muito preocupadas com a pesca predatória que se instalou na Itaparica.

Segundo os moradores, se uma providência séria não for tomada para conter a pesca predatória, futuramente poderá desencadear uma séria crise de alimentos no entorno daquela Unidade de Conservação, gerida pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente - INEMA.

Sendo assim, estamos muito felizes com a cheia da Lagoa de Itaparica, também conhecida como Lagoa "Mãe da Pobreza", berçário de peixes tão importante para os sofridos trabalhadores de Xique-Xique/BA e região.

Portanto, coletivamente, temos que pensar racionalmente no futuro das crianças inocentes, as quais necessitarão da soberania alimentar por meio dos recursos naturais do território brasileiro assim como pensarmos em salvar o nosso maior patrimônio ecológico, a Lagoa de Itaparica. Pensem nisso!

Ou tomamos decisões sábias que contribuam com a preservação da água e dos recursos pesqueiros... Ou sofreremos as consequências futuras, pois o rico tem pra onde migrar em caso de crise, e o pobre, ficará a mercê dos políticos corruptos e das instituições inoperantes?

Avante, ainda temos muito o que conquistar!

*Profº Railton do N. Barbosa.

Veja vídeo AQUI.