Xique-xiquense cobra tratamento de esgotos no Rio São Francisco

Jefão Meira e Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.

‘Temos esse compromisso, Marina? De lutar pelo tratamento dos esgotos que são despejados diariamente no rio São Francisco?’

Aconteceu na noite do dia 27/6, no Teatro dos Bancários de Brasília, o evento do PPA, Plano Plurianual Participativo (PPA), com a participação de ministros, como o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida; ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e vários parlamentares e autoridades.

Na oportunidade, o xique-xiquense Jeferson Meira (Jefão), atual secretário nacional de Relações do Trabalho da CONTRAF-CUT, entrevistou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e levantou a questão dos esgotos despejados no rio São Francisco, argumentando que se fala muito na Amazônia, mas que também é imprescindível um compromisso por parte do Ministério do Meio Ambiente e dos órgãos ambientais para o tratamento dos esgotos despejados no referido rio.

Jefão Meira entrevista Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.

Dando seguimento à entrevista, Jefão reivindicou da ministra, mais atenção e cuidados ao ‘Velho Chico’. ‘Temos esse compromisso, Marina? De lutar pelo tratamento dos esgotos que são despejados diariamente no rio São Francisco?’ Em resposta, a ministra prometeu trabalhar em conjunto com os ministérios do Desenvolvimento Regional, e das Cidades. “Quando a gente fez esse projeto de revitalização do São Francisco, durante a minha primeira gestão no governo do presidente Lula, foi exatamente pra isso; infelizmente, depois o projeto foi abandonado, mas fizemos um plano de revitalização do São Francisco e tínhamos um compromisso no primeiro governo do presidente Lula, e durante todo o período em que eu fui ministra, a gente fez isso; agora é a gente trabalhar juntos com o ministério do Desenvolvimento Regional, ministério das Cidades, pra que haja o tratamento do rio São Francisco, e que os rios tributários não coloquem esgotos in natura no rio São Francisco”, disse a ministra do Meio Ambiente.