Yayoi Kusama – já ouviu falar?

Yayoi Kusama.

Desde que eu ingressei oficialmente no mundo das artes, em julho de 2023, por meio das aulas de pintura, tenho prestado mais atenção em alguns e algumas artistas. Mas quando falo “prestando atenção”, quero dizer, olhando com cuidado nuances da obra, mas também da personalidade das pessoas que vivem a arte. Pois pra mim, a arte é a junção do olhar de quem faz a obra com o de quem vê. Precisa de sentimento e intenção.

E ao pesquisar grandes artistas, percebo uma nuance peculiar envolvida em várias trajetórias. Uma nuance envolvendo problemas psiquiátricos, depressão, hiperatividade, autismo, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), entre outros. E isso é muito importante de ser percebido.

A artista Yayoi Kusama é um exemplo, que eu adoro inclusive. Ela é famosa pela sua parceria com a marca de luxo Louis Vuitton, com suas famosas bolinhas coloridas (que apareceram para ela em uma visão / alucinação). Ela é uma das artistas mais vendidas do mundo.

A japonesa possui TOC, já tentou tirar a própria vida e mora, voluntariamente, em um hospital psiquiátrico, onde encontrou médicos que tinham interesse em arteterapia e a acolheram. Encontrou nos seus desenhos uma forma de escapar das repressões e lidar com suas manias compulsivas. E faz beleza, muita beleza. Com quase 90 anos, leva multidões a suas exposições, modernas e completamente instagramáveis.

Yayoi Kusama

E pra mim, o mais importante: ela é gente como a gente. Com questões a serem resolvidas e dificuldades. E deve ser respeitada como qualquer outra pessoa. Além disso, reflito sempre sobre as questões da mente. Como devemos lidar com aquilo que aparece pra nós como “problemas”. Será que são, na verdade, características que nos diferenciam para o bem? Seria um presente e não um castigo? Tudo depende de quem vê? Como na arte?

Para refletirmos!

Caso tenha interesse em saber mais sobre a artista:

* Documentário Kusama: Infinity
* Narcissus Garden Inhotim, no Instituto Inhotim em Minas Gerais.