19 de janeiro de 2017

Em entrevista Reinaldo Filho diz que irá implantar Ouvidoria Municipal

Imagem: arquivo Pagina Revista | Faremos muitas obras, e tenho certeza que isso fará com que o povo volte a ter orgulho da sua cidade”, conclui.

Reinaldo Braga Filho, 37 anos, casado, é eleito prefeito de Xique-Xique pela terceira vez. Em entrevista, promete asfaltar o centro comercial da cidade e instalar dois semáforos; prometeu, também, construir o Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança. Outra de suas promessas é a de implantar no Município, uma ouvidoria. O projeto de lei já foi enviado à Câmara de Vereadores. Faremos muitas obras, e tenho certeza que isso fará com que o povo volte a ter orgulho da sua cidade”, conclui.

 

Jornal Pagina Revista | Prefeito Reinaldo Braga Filho, como você encontrou o município de Xique-Xique, nos primeiros dias da sua gestão?

Reinaldo Filho | Encontrei uma cidade arrasada. Ruas esburacadas, lâmpadas queimadas, muito entulho nas vias públicas, escolas deterioradas, praças destruídas e a sede da prefeitura com muito papel velho e bens inservíveis. Mas, a pior situação é a do parque aquático Ponta das Pedras que está totalmente destruído, e das ambulâncias, pois nenhuma está em boas condições. Além disso, duas coisas me chamaram muita atenção: o micro ônibus do TFD (Tratamento Fora do Domicílio), nós deixamos novo, com três anos de uso; recebemos agora um ônibus depenado, totalmente quebrado. A segunda coisa que me chamou a atenção foi o estado da patrol do Município que foi adquirida em 2004. A patrol está quebrada e praticamente sem condições de uso. Ou seja, cuidaram muita mal do Município, dos seus bens e do povo.

 

Pagina Revista | Quanto às secretarias, o quadro está formado, ou ainda tem alguma a ser criada, ou ocupada? Quais critérios (técnico ou político) foram usados na escolha dos secretários até então nomeados?

Reinaldo Filho | A Prefeitura tem dez secretarias. Estamos reduzindo para oito secretarias, isso para economizarmos. Já nomeamos cinco secretários e, nas próximas semanas, iremos nomear os três restantes. Todas as indicações têm sido técnicas. Estamos montando um secretariado técnico e mesclado entre jovens e experientes. Todos já estão advertidos de que foram nomeados para servirem, e jamais, para se servirem.

 

Pagina Revista | Os secretários terão autonomia, serão livres para colocar em práticas suas ideias, ou agirão de acordo com a vontade do prefeito?

Reinaldo Filho | Todos os secretários irão agir de acordo com o planejamento estratégico da gestão que juntos estamos construindo. Terei despachos semanais com cada um dos secretariados e eles sempre terão que prestar contas das suas atividades.

 

Pagina Revista | Durante seus pronunciamentos quando em campanha, falava-se muito em governar para o povo, com o povo. Não seria oportuna a implantação de uma Ouvidoria Municipal, a fim de saber das vontades, observações do povo, elogios, críticas e denúncias?

Reinaldo Filho | A implantação da ouvidoria geral da Prefeitura de Xique-Xique foi promessa de campanha e está no projeto de lei que já enviamos à Câmara de Vereadores. Teremos uma ouvidoria técnica e que atenda bem o povo.

 

Pagina Revista | O Município necessita de uma ação imediata. Quais serão as áreas, e como se darão as primeiras investidas?

Reinaldo Filho | Estamos organizando a prefeitura e cada um dos seus imóveis. Estamos limpando tudo e construindo um planejamento estratégico que irá nos nortear. Estamos reorganizando as finanças e preparando a prefeitura para voltar a construir obras em beneficio da população.

 

Pagina Revista | Comenta-se que uma de suas intenções é a de asfaltar a área do comércio local, e avenida J.J. Seabra. A colocação de semáforos, ou ao menos faixas padronizadas farão parte deste projeto?

Reinaldo Filho | Asfaltar a região comercial da cidade. A Avenida JJ Seabra não, talvez no futuro seja necessário. Mas, nossa promessa de campanha foi bem clara: construir 20 mil metros quadrados de asfalto na zona comercial da cidade. Quanto a colocação de semáforos, existem dois pontos da cidade que talvez já necessite. Vamos avaliar isso com muito cuidado.

 

Pagina Revista | Prefeito, ultimamente a água fornecida pelo SAAE não serve para o uso humano (beber, lavar roupas etc.). Há décadas o SAAE vem sendo criticado, e nenhuma solução tem sido apresentada. Você, como novo gestor, está disposto a mudar para melhor o atual quadro?

Reinaldo Filho | A gestão passada jogou fora a oportunidade de ouro do SAAE. Conseguimos em 2012 uma emenda parlamentar no valor de 1,4 milhão de reais, os recursos foram liberados em 2014. Ao invés de modernizar a estação de tratamento de água, a gestão anterior gastou tudo em hidrômetros que só penalizaram o povo e não melhoraram o sistema. Agora, teremos que viabilizar novos recursos para ampliarmos um pouco o sistema. Conseguiremos melhorar o SAAE.

 

Pagina Revista | É comum, um novo gestor não dar continuidade, ou manutenção em obras deixadas, abandonadas pelo gestor anterior. Você, como prefeito eleito, fará diferente?

Reinaldo Filho | Qual obra a gestão passada deixou em andamento? Nenhuma. Em quatro anos a gestão passada recebeu mais de 350 milhões de reais, e não fez nada. As poucas obras que estão em andamento na cidade são convênios federais ou estaduais, e como convênios serão devidamente finalizadas.

 

Pagina Revista | O prefeito pode adiantar quais obras marcarão seu governo? Você é tido pela maioria como um ‘gestor de palavra’. Cumprirá com suas promessas de campanha?

Reinaldo Filho | Buscaremos calçar muitas ruas na sede e na zona rural. Asfaltaremos o centro comercial da cidade. Construiremos praças, recuperaremos o calçamento da sede que está totalmente deteriorado. Construiremos o Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança. Faremos muitas obras, e tenho certeza que isso fará com que o povo volte a ter orgulho da sua cidade. Chega de prefeitura que só lamenta e com desculpas, a partir de agora é tempo de voltar a crescer.

 

Pagina Revista | Suas considerações finais, por favor.

Reinaldo Filho | Agradeço a você pela oportunidade, mando um beijo no coração de todos os Xique-Xiquenses e me coloco a disposição para mais esclarecimentos.