19 de maio de 2018

Xique-Xique registra casos de febre tifoide

Imagem ilustrativa | Xique-Xique/BA.

*TÂMARA SANTOS | Um surto de febre tifoide tem preocupado a população de Xique-Xique/BA. Nas últimas semanas um número considerável de pessoas buscou unidades de saúde do Município e clínicas particulares. Todas apresentando os mesmos sintomas: febre, diarreia, vômito, dores de cabeça, perda de peso, tosse e manchas avermelhadas na pele.

 

Em conversa com profissionais da saúde, os mesmos disseram constatar um grande número de pessoas com diagnóstico de febre tifoide e que após a constatação, esses pacientes foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Município para registro.

 

Diante do surto, médicos orientam sobre a necessidade de maior cuidado com a higiene, pois a forma de transmissão da doença ocorre por via oral/fecal, com a ingestão de água e alimentos contaminados pela bactéria ‘Salmonella Typhi’. “Caso a enfermidade não seja tratada ou haja atraso no diagnóstico, o paciente infectado pode ter hemorragia intestinal e morrer”, explica um médico.

 

A doença está diretamente relacionada a níveis socioeconômicos ruins, e precárias condições de saneamento básico, higiene pessoal e ambiental. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 1996 e 2005 foram registrados 3.416 casos na região Norte, e 4.004 casos na região Nordeste.

 

O que é salmonela?

A salmonela é uma bactéria que vive na água que tem presença de material orgânico, contaminada por esgoto. Se ingerida, a bactéria pode causar desconfortos abdominais, diarreia, náuseas e calafrios. Existe a possibilidade de um indivíduo estar contaminado com salmonela, mas não manifestar os sintomas. Mas são casos menos frequentes.

 

Como neutralizar a bactéria?

Para que os efeitos da bactéria salmonela sejam neutralizados, o alimento precisa ser preparado em temperaturas superiores a 74ºC, e que esse calor chegue até ao centro do alimento, não somente na parte mais externa. Além disso, é fundamental evitar produtos feitos com ovos crus, além de ovos com gema mole. É possível que a bactéria atinja, também, os ovos das aves contaminadas.

 

*Colaboradora do Pagina Revista.