19 anos do Projeto Consciência Negra em Xique-Xique
Imagens: Projeto Consciência Negra de Xique-Xique.
‘São 19 anos de resistência com propostas de saberes interdisciplinares e participação de membros da comunidade local’
No dia 13/12/22, o Projeto Consciência Negra de Xique-Xique (BA), reuniu alunos e professores do Colégio Gildete Viana, além de representantes do Movimento Negro Unificado de Xique-Xique, na pessoa de Lidiane Yoshioka para comemorarem os 19 anos de sua fundação.
O Projeto vem atuando dentro do Município desde 2003, e foi o primeiro projeto pensado, elaborado e realizado com a temática na cidade. Começou, e vem sendo feito através da coordenação da educadora Edinalva da Conceição Oliveira, e professores do Colégio Estadual Professora Gildete de Souza Viana. Como ela mesma costuma dizer, ‘são 19 anos de resistência com propostas de saberes interdisciplinares e participação de membros da comunidade local’.
O projeto se expandiu, e hoje vemos e temos várias sementes espalhadas pela cidade. Neste ano, a proposta de estudo realizou como culminância uma roda de conversa, onde a anfitriã, Edinalva Oliveira, trabalhou o tema Ancestralidade, e a convidada Lidiane Gama da Esperança Yoshioka trouxe informações sobre a História do Movimento Negro Unificado, enquanto que, Lívia Stefane da Silva Sousa, estudante de psicologia, falou sobre empoderamento de jovens afrodescendentes.
Um comentário
Edileusa Xavier
27 de Dezembro de 2022 às 17:56Meus PARABÉNS! Este Projeto sempre destacou-se por Incentivar ações afirmativas para os discentes pretos da escola. A Coordenadora Edinalva Oliveira programou atividades que envolvente também as comunidades atendidas pela escola. Considero um trabalho de resistência e valorização dos povos pretos, das comunidades remanescentes de quilômetros e os povos ribeirinhos, com seus modos de trabalhos, seus conhecimentos e suas culturas. Parabéns Coordenadora Edinalva Oliveira.