5 dicas para seu negócio se destacar no mercado
Foto: acervo pessoal.
"Lidar com as pessoas é uma arte a ser aprendida e desenvolvida, sempre"
GABRIELA GODOY | Vivemos em um mundo competitivo, e cada vez mais inovador. Com excesso de informações. E para quem tem um negócio, seja ele pequeno ou grande, é preciso se destacar no mercado.
E, na minha opinião, a única forma de gerar valor e criar “o algo a mais” seria com a excelência no atendimento aos clientes.
Produtos podem ser copiados (por mais que leve tempo), serviços também. Mas a forma de lidar com os clientes, entender suas necessidades e elevar sua experiência de compra, pode se tornar algo único da sua empresa, do seu negócio. E para isso, você precisa de pessoas. O corpo de funcionários da empresa deve ser treinado e capacitado, sempre. Quem lida com a clientela tem que ter perfil e, o mais importante, respeito e amor no coração.
Por isso, elenquei 5 dicas para que você possa refletir e colocá-las em prática.
Vejamos as 5 dicas:
1 – Tenha sempre em mente que seu negócio só existe se houver quem compre. Sendo assim, todas as ações da empresa (estratégia, metas etc.) devem estar relacionadas exclusivamente aos clientes. Por isso, tenha sempre sua clientela “num lugar especial”.
2 – Entenda que o atendimento faz parte de uma experiência. Deve ser agradável, confortável, leve. Lidar com as pessoas é uma arte a ser aprendida e desenvolvida, sempre. Treine sua equipe regularmente e observe os atendimentos realizados. Depois, converse sobre as boas práticas e lições aprendidas com o time.
3 – Converse com seu público. Seja de forma presencial ou à distância. Queira saber a opinião de cada um; não tenha medo. Entender a forma de pensar das pessoas leva ao esclarecimento de suas necessidades e desejos. E aí, você consegue estar sempre por perto com a entrega de produtos e serviços adequados, satisfatórios.
4 – Pense nos detalhes. Oferecer água, café, chá, ou um sorriso fará uma grande diferença. Enviar uma dica para melhorar o uso do produto, agregar o atendimento com histórias que engrandeçam a experiência de compra, ou chamar a pessoa pelo nome. Tudo isso pode ser um “algo a mais”.
5 – Dê atenção. Olhe no olho. Ao atender a ligação da clientela, sorria ao falar (literalmente). Se coloque no lugar do outro: empatia. Será que aquela pessoa está num bom dia? É sua chance de transformar o dia da pessoa, e não somente realizar uma venda.
Ou seja, humanização. Mais amor. Mais vontade.
Tenho certeza de que você poderá usar essas dicas e complementá-las com sua vivência, experiência e engrandecê-las.
Boa sorte, e boas vendas!
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