A Inteligência Artificial pode evitar a quebra do seu negócio
Imagem ilustrativa.
E pode ter certeza, pois quem ainda não utiliza sistemas de IA já está perdendo mercado para a concorrência
GRACIELA PELEGRINI | A bola da vez parece ser a Inteligência Artificial, ou simplesmente IA. Considerada uma das tecnologias mais disruptivas da atualidade, a IA vem para modificar consideravelmente nossas vidas e o funcionamento de empresas.
Antigamente, tínhamos como referência de tecnologia, a automação, que fazia repetidamente um trabalho sem a necessidade de uma pessoa para monitorar. Hoje, com a IA isso vai muito além, pois, ela "sozinha" realiza atividades não só repetitivas, mas também que precisam de "inteligência" para tomada de decisões previamente analisadas.
Outro ponto a destacar da inteligência artificial é que ela também pode “aprender com ela mesma”. Ou seja, os dados que a IA analisa também permitem que ela amplie seus conhecimentos. Resumidamente e de forma bem simplificada, afirmamos: a inteligência artificial cria máquinas que simulam o pensamento humano.
Nos negócios, por mais tradicionais que sejam, existe muito espaço para a IA. Dentre as aplicações podemos destacar a análise de dados para melhoria da tomada de decisão. Isso principalmente para empresas que têm um grande volume de dados não-estruturados. A inteligência artificial também pode contribuir para automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, redução de erros, encontrar gargalos, falhas e outros pontos fracos nos processos da empresa.
A otimização do atendimento oferecido ao público em diferentes aspectos também é algo a ser explorado. A entrega de uma comunicação mais eficiente e uma personalização maior são exemplos de como a IA pode auxiliar uma empresa. Setores como o marketing podem ser beneficiados, pois a IA pode colaborar no mapeamento de tendências, comportamentos e oportunidades com o público, além de antever demandas.
Dentre os problemas enfrentados para a implantação da inteligência artificial podemos elencar vários, dentre eles o alto custo. Nesse sentido, cada vez mais empresas de tecnologia e big techs estão trabalhando em sistemas, plataformas e interfaces mais acessíveis e capacitadas. Mas, não somente os custos dos sistemas são empecilhos para muitos aderirem a IA; os custos de hardware também acabam dificultando. Afinal, para que o processamento funcione corretamente é necessário máquinas condizentes com isso. Outro desafio é a falta de dados, pois informações são insumos para a IA produzir, treinar e alimentar seus algoritmos.
Por fim, mais do que falar sobre o que é a inteligência artificial e mostrar onde sua empresa pode utilizá-la, é fazer um alerta para você. De nada adianta você reclamar, boicotar ou ignorar a IA, ela não é o futuro, ela é verdadeiramente o presente. E pode ter certeza, pois quem ainda não utiliza sistemas de IA já está perdendo mercado para a concorrência.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!