Abatedouro de Xique-Xique é notificado e têm 15 dias para corrigir irregularidades

Imagens: Assessoria da FPI-BA.

Durante a operação, a equipe da FPI-BA apreendeu [ uma tonelada ] de carnes impróprias para o consumo

A equipe de Abatedouros e Indústria Láctea da 47ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/BA) realizou ação no município de Xique-Xique (BA), a fim de verificar as condições higiênico-sanitárias dos abatedouros locais. A equipe, liderada pela fiscal da Agência Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB), Andréa Kraychete, conta também com representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA) e do Ministério Público Estadual (MPE-BA).

Durante a operação, ocorrida nesta sexta-feira, 14/7, a equipe percorreu o Mercado da Carne e o abatedouro municipal atenta às condições de higiene, manipulação da carne, segurança dos trabalhadores, procedência dos produtos, alvará sanitário, fluxo de manipulação, entre outros aspectos relevantes. Durante a operação, foram identificadas algumas inconformidades, o que levou à emissão de notificações com prazo de 15 dias para que as irregularidades sejam corrigidas.

Apreensão

Correção: Foi apreendida na operação [ somente uma tonelada ] de carnes impróprias para o consumo. O material apreendido será armazenado e posteriormente incinerado.

"Estamos orientando os açougueiros sobre tudo que deve ser feito para oferecer uma carne de qualidade para a população", disse Andréa Kraychete

É importante ressaltar que a ação da equipe da FPI/BA não se limitou apenas à fiscalização e punição. Os profissionais envolvidos também tiveram um papel fundamental de orientação tanto para os açougueiros e outros profissionais do setor, como para a população em geral, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações relevantes.

Detectando irregularidades.

Andréa Kraychete, coordenadora da equipe, destacou a importância da orientação durante o processo de fiscalização. "Estamos orientando os açougueiros sobre tudo que deve ser feito para oferecer uma carne de qualidade para a população", afirmou. Andréa também ressaltou como o poder público pode contribuir para que a população tenha acesso a carnes de qualidade, mencionando a possibilidade da construção de uma unidade de beneficiamento de carnes. "Essa iniciativa permitiria que os açougueiros processassem carne do sol, charque e embutidos de forma legalizada, trazendo benefícios para toda a região", ressaltou.

Conscientização e orientação.

A ação da FPI/BA em Xique-Xique reforça o compromisso das autoridades em garantir a segurança alimentar da população, além de promover boas práticas no setor de abate de animais e indústria de lácteos. A conscientização e a orientação são essenciais para a melhoria contínua desses estabelecimentos, visando sempre oferecer produtos de qualidade e preservar a saúde pública.

Coordenação-geral da FPI-BA

A coordenação-geral é realizada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE), do Trabalho (MPT) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Órgãos e entidades integrantes da 47ª etapa da FPI-BA

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Agência Peixe Vivo (APV); Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia( AGENDHA); Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA); ONG Animallia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Corpo de Bombeiros Militar-BA (CBM-BA); Comando de Policiamento Especializado (CIPPA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA); Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA); Divisão de Vigilância Sanitária-BA (DIVISA-SESAB); Fórum Baiano de Combate ao Agrotóxico (FBCA); Fundação José Silveira; Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental( GERMEN) ; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-BIO); Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA); Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); Instituto HORI; Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional( IPHAN); Marinha do Brasil; Ministério Público Estadual (MPE); Ministério Público Federal-BA (MPF); Ministério Público do Trabalho (MPT); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA); Policia Civil; Polícia Federal; Policia Militar; Policia Rodoviária Federal; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação da Bahia (SEAGRI); Secretaria da Fazenda-BA (SEFAZ); Secretaria de Saúde-BA (SESAB); Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia(SIHS-CERB); Superintendência Regional do Trabalho-BA (SRTE); Superintendência do Patrimônio da União (SPU); Sindicato dos Técnicos da Bahia (SINTEC); Superintendência da Defesa Civil-BA (SUDEC) e Universidade Estadual da Bahia (UNEB); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Com informações da assessoria de comunicação da FPI/BA.