Black Friday: cuidados com as compras digitais
Imagem ilustrativa.
LERROY TOMAZ | Atualmente vista como a maior data de compras do ano em muitos países, a Black Friday é uma ação promocional realizada por lojistas na quarta sexta-feira do mês de novembro. Surgida nos Estados Unidos, onde é realizada no dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, a campanha tem como objetivo reforçar as vendas de final de ano.
Embora o feriado de Ação de Graças não exista no Brasil, a Black Friday passou a ser incluída no calendário comercial brasileiro quando os lojistas perceberam o potencial de vendas da data. Com o passar dos anos, as ações de vendas, de um modo geral, passaram a ser incrementadas pelo uso da internet, cada vez mais difundida e acessada pelos brasileiros.
Na Black Friday, não seria diferente, já que os comericantes têm se utilizado, com cada vez mais frequência, de sites, aplicativos e ferramentas de E-commerce, marketplace, etc. Assim, os consumidores, que são diretamente impactados pelas estratégias adotadas pelo comércio, inclusive durante a famosa sexta-feira, devem estar atentos para evitar transtornos e prejuízos.
Alguns cuidados, portanto, precisam ser tomados para que a compra desejada não se transforme em uma enorme dor de cabeça digital. É importante, antes de concluir a aquisição de qualquer produto, verificar o histórico da empresa nos cadastros de reclamações de clientes, a exemplo do Reclame Aqui e das próprias avaliações registradas no Google.
O consumidor deve sempre verificar os dados da empresa antes de finalizar qualquer compra online, principalmente checar se há algum endereço físico vinculado, se o número do CNPJ informado é válido e se os contatos de telefone informados para o recebimento de queixas realmente funcionam. O registro das ofertas através de prints também é uma boa medida, pois preserva a informação original e facilita a sua comprovação, se preciso for.
Também é necessário observar se o site é seguro e confiável, verificando sempre se há um cadeado indicado ao lado do link do endereço eletrônico. Sempre que o vendedor oferecer apenas a opção de pagamento através de boleto ou transferência, desconfie, pois são grandes as chances de se tratar de uma fraude.
Além de tudo isso, é recomendado evitar clicar em links estranhos, vindos de fontes duvidosas, pois eles podem direcionar para páginas falsas criadas apenas para a captura dos dados pessoais dos consumidores desavisados. A ideia, na maioria das vezes, é induzir as vítimas a erro e adquirir vantagem a partir da utilização das informações coletadas.
Caso se depare com alguma das situações mencionadas, é importante que o cidadão promova o imediato registro da reclamação, de preferência por escrito, utilizando-se de e e-mails e sites específicos, como o já mencionado Reclame Aqui e a plataforma consumidor.gov.br, anotando sempre os protocolos de atendimento. Outra saída, a depender dos detalhes do caso concreto, é buscar a proteção do Poder Judiciário, através do ajuizamento de uma ação, sempre com o aconselhamento de um advogado especializado de confiança.
17 Comentários
Ester Calmon
19 de Novembro de 2021 às 01:49Excelente informação, infelizmente muitos se utilizam dessa data para aplicar golpes, sempre bom estar atento, obrigada!
Ester Calmon
18 de Novembro de 2021 às 22:22Excelente informação, infelizmente muitos se utilizam dessa data para aplicar golpes, sempre bom estar atento, obrigada!
Regina Pires
18 de Novembro de 2021 às 18:06Parabéns meu amigo!! Alertando para as armadilhas que podemos cair. Excelente texto!!!!
Josias Santos
18 de Novembro de 2021 às 17:50Meus parabéns. Todas as colocações foram significantes e sábias. Diante de tantos golpes que a cada dia se multiplicam, gerando prejuízos à população, essas orientações chegaram em hora oportuna. Dignas de serem divulgadas. Mais uma vez PARABÉNS. Forte abraço.
Acácia Barros
18 de Novembro de 2021 às 08:50Parabéns meu filho amado, por mais um excelente artigo que Deus continue te usando em todas as áreas de sua vida sempre em nome de Jesus te amo ❤️❤️
Francisco Reis
18 de Novembro de 2021 às 07:37Ótima informação. Que tds nós possamos estar atentos.
Nino meira
18 de Novembro de 2021 às 06:27Parabéns, abrindo os olhos d consumidor.
Francisco
18 de Novembro de 2021 às 06:17Muito oportuno esse seu alerta Drº Larroy pois é flagrante o número de casos de fraudes nessas compras online. Vai ajudar muita gente, com certeza!
Zenaide Batista
18 de Novembro de 2021 às 05:36Parabéns, Lerroy! Artigo bem esclarecedor. Ficarei atenta a todas as orientações e dicas.
Pegue e monte Espaço Fest
17 de Novembro de 2021 às 20:22Parabéns, excelente artigo.
Francisco F Santana
17 de Novembro de 2021 às 19:22Muito cuidado nessa hora.Tem comerciante que aumenta o preço quando chega o black friday ele coloca a mercadoria no preço normal e dize que é promoção.
Joseval Santiago
17 de Novembro de 2021 às 19:02Temos que agradecer ao.advogado Dr leroy por.esclarecer a população das armadilhas que podemos cair.ayraido.pelos preços baixos o artigo está muito claro e fácil de entender
Leni Queiros
17 de Novembro de 2021 às 18:34De grande importância as orientações mencionadas no artigo. Certamente vai ajudar muitos consumidores a evitar golpes. Obrigada e Parabéns!
Marcia Queiroz Rocha
17 de Novembro de 2021 às 18:03Exelente Lerroy!
Gina Marina
17 de Novembro de 2021 às 17:35Excelente artigo Dr. Lerroy!!! Parabens!! Muito esclarecedor e pertinente as orientações.No desejo e ansiedade de se ter \"vantagens\" nas compras, alguns cuidados passam despercebidos e fatalmente podemos nos prejudicar.
Leandro
17 de Novembro de 2021 às 17:03Matéria muito bem escrita e importante para levar conhecimento aos consumidores neste momento do ano onde crescem o número de transações e de golpes sofridos por tantos consumidores! Parabéns pela iniciativa, Lerroy!
Andrey
17 de Novembro de 2021 às 16:58Muito bom