Brasil registra primeiro caso de covid-19 em gato, no Mato Grosso
Arquivo pessoal/divulgação.
Animal de estimação de Cuiabá, no Mato Grosso, teve teste positivo pelo exame PCR e levanta preocupação sobre isolamento de pacientes em relação também a pets em caso de contaminação
É de Cuiabá o primeiro caso de gato com covid-19 no Brasil. O pet contraiu a doença a partir de seus tutores, que também estavam com a doença. O animal, do sexo feminino, foi submetido a um exame molecular de PCR, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na capital.
Esse é o primeiro caso confirmado de animal de estimação afetado por transmissão direta no país. O animal, bem como seus donos, foram infectados em uma festa familiar, junto a pelo menos outras quatro pessoas e dois animais, um gato e um cachorro, segundo o jornal O Globo, ao qual a pesquisadora que diagnosticou a doença na UFMT, Valéria Dutra, recomendou que o isolamento de pacientes contaminados inclua distância dos bichos de estimação..
O primeiro caso de gato com o vírus Sars-Cov-2 foi documentado em março deste ano, na Bélgica e foi considerado um caso isolado. A preocupação da comunidade científica é para que não se viabilize uma nova forma de transmissão, entre animais, como já confirmado entre felinos, em pesquisa chinesa, e dos bichos de volta para humanos - o que não foi verificado até então.
O risco de contaminação, em geral, é influenciado justamente pela aglomeração em eventos. Uma pesquisa do MIT, junto à Universidade de Oxford chegou a conceber uma tabela de riscos de acordo com as características de cada evento. A importância de prevenção em encontros públicos se torna ainda mais relevante, uma vez que a curva móvel de mortes diárias esteja diminuindo e as regras de isolamento foram flexibilizadas, o que pode levar a um relaxamento coletivo de cuidados e até a uma nova onda de infecção.
Correio Braziliense.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!