Câmara Municipal de Xique-Xique aprova título de Cidadão Xique-Xiquense a Erasmo Deterra
Erasmo Deterra (direita), ao lado do seu mestre, sr. Lo Siu Chung (Thomas Lo).
EDILSON ROCHA | Uma das outorgas mais importantes da Câmara Municipal de Xique-Xique é o Título de Cidadão Xique-Xiquense, concedido a pessoas não nascidas no Município, mas que moram ou moraram nele, tendo prestado bons serviços em prol da sociedade local. Este é o caso do proprietário e editor do Jornal Pagina Revista, Erasmo Deterra.
Nascido no Povoado de Desterro, Município de Gentio do Ouro (BA), Erasmo veio morar em Xique-Xique, em 1977, aos 11 anos de idade, com os seus pais, inicialmente tomando aulas particulares (banca) e, posteriormente, tornando-se aluno da Escola Antonio Carlos Magalhães. Desde a infância ganhou seu próprio dinheiro, confeccionando e vendendo candeeiros, carros de lata, além de produzir sonhos e cascarrões, vendidos por seus irmãos. Ele trabalhou ainda com muitos outros negócios; interrompeu seus estudos por precisar sair de Xique-Xique em viagem para o Rio de Janeiro e, posteriormente, para São Paulo; anos depois, voltou ao Município, tendo concluído o ensino médio. Todavia, o que mais devo salientar nesta oportunidade é a sua enorme contribuição dentro do meio jornalístico.
Vários anos depois, ao retornar a Xique-Xique, além de ensinar Wing Chun Kung Fu (o que faz até hoje), Erasmo Deterra lançou uma mini revista intitulada In Focus News para, em seguida, lançar os Jornais, em versões impressas, Cochicho, Imprensa e, por último, desde 2004 até os dias atuais, o Pagina Revista – este em versões tanto impressa, como também online.
Nunca em toda a história de Xique-Xique, existiu um jornal com tantos anos de circulação, sobretudo de forma ininterrupta, cobrindo não só o Município, como também o Estado, o País e o Mundo, com a mesma intensidade e compromisso do Pagina Revista, notadamente em versão impressa, levando aos seus leitores informações dos mais variados assuntos, especialmente relacionadas a esta cidade.
A grande contribuição deste grande empreendedor do jornalismo de Xique-Xique, nascido em Desterro, Gentio do Ouro, levou a Câmara Municipal de Xique-Xique a aprovar, de autoria do vereador Edson Cosmo da Silva, projeto de decreto legislativo na sessão ordinária de 10 de setembro de 2020, concedendo-lhe o Título de Cidadão Xique-Xiquense.
Há tempos, Erasmo Deterra merecia este prêmio – a meu ver, uma forma de reconhecimento público pelos seus ótimos serviços jornalísticos em prol da boa informação aos leitores desta cidade e, após o advento da internet, de vários recantos do País.
3 Comentários
ROSE
25 de Setembro de 2020 às 16:03Lisonjeada Conterrâneo! Mais que merecido! Muito importante ter esse reconhecimento e respeito não só pelo serviço prestado, mas também pelo Cidadão do bem que você é!
Jorge Muniz
21 de Setembro de 2020 às 09:29É disso que o Brasil precisa uma imprensa livre que possa levar a informação em qualquer lugar do país não importa o tamanho do município, o importante é a informação. Ao Página Revista fica aqui o meu reconhecimento de um trabalho da mais alta qualidade a informação e a transparência para que todos possam ser bem informados, um abraço a você meu amigo de muito respeito Erasmo.
Jefão Meira
19 de Setembro de 2020 às 19:40Um dos reconhecimentos mais merecidos da Câmara Municipal. Orgulho desse grande amigo, Erasmo.