Chapada: Bolsonaro deve retornar para a Bahia em agenda na região de Jacobina; a data ainda não foi divulgada
O presidente da República, Jair Bolsonaro | FOTO: Reprodução.
Jacobina é também conhecida por ser a 'Cidade do Ouro', na Chapada Norte, e deve receber a comitiva do presidente da República ainda este ano.
O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), deve visitar a região de Jacobina, na Chapada Norte, ainda este ano. A data ainda não foi oficializada. Também conhecida como a ‘Cidade do Ouro’, Jacobina será o ponto de apoio da comitiva da presidência. A informação foi confirmada por Antônio Araújo, representante do Instituto Brasileiro de Fomento a Ovinocultura e Caprinocultura Comercial (Ibrafoco), durante uma ‘live’ com lideranças políticas do município de Ourolândia.
A visita do presidente Bolsonaro à região de Jacobina marcará o lançamento do programa ‘Sertão Forte’, que pretende fomentar negócios nos setores da agropecuária e produção de energia limpa (notadamente a solar) a partir da união das forças dos pequenos produtores rurais e empresários, com a criação do Marco Regulatório do Semiárido. O programa, que está sendo preparado pelo governo federal, se assemelha ao ‘Cabra Forte’, criado na Bahia, na gestão do ex-governador Paulo Souto (DEM), que acabou sendo extinto pelo seu sucessor, o ex-governador Jaques Wagner (PT).
O ‘Cabra Forte’ buscava alavancar o desenvolvimento econômico da região mais seca da Bahia, oferecendo assistência técnica, infraestrutura hídrica, melhoramento genético, nutrição e sanidade animal. Para ajudar na formação ou complementação do desenvolvimento social, o ‘Cabra Forte’ funcionava como facilitador, estimulando a alfabetização de jovens e adultos. Os projetos de alfabetização eram realizados em parcerias com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), secretarias estaduais e municipais de educação.
A visita de Bolsonaro será um marco histórico para a região, segundo aponta Antônio Araújo. A última vez que um presidente da República, no exercício do mandato, esteve em solo jacobinense foi no dia 6 de novembro de 1957, quando o presidente Juscelino Kubitschek inaugurou o aeroporto local e o conjunto termoelétrico, recentemente instalado pela Comissão do Vale do São Francisco, para iluminação da cidade.
Lançamento em Ourolândia
O presidente Bolsonaro, lançará o programa ‘Sertão Forte’ na vizinha cidade de Ourolândia, mas toda estrutura para a sua visita será concentrada em Jacobina. Será uma oportunidade para o presidente também fazer história na ‘Cidade do Ouro’ e essa visita é mais uma investida se seu mandato para conquistar o Nordeste, principalmente a Bahia.
Jornal da Chapada com dados do site Notícia Livre.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!