Cientistas chineses transformam resíduos agrícolas em combustível para aviação
Imagem: divulgação.
Shenyang, 1º abr (Xinhua) -- Cientistas chineses criaram um método para transformar resíduo agrícola em combustível de alta densidade para aviação, o que pode reduzir as emissões de dióxido de carbono da indústria da aviação.
Pesquisadores do Instituto de Física Química de Dalian, sob a Academia Chinesa de Ciências, utilizam celulose, um componente principal de resíduo agrícola e florestal, como um material bruto para produzir um tipo de composto de polycyoalkane.
Este composto tem um ponto de congelamento mais baixo e densidade mais alta em comparação com combustíveis convencionais de jato. Ele pode ser utilizado como uma alternativa para existentes combustíveis de alta densidade de aviação ou como um aditivo para melhorar a eficiência de outros combustíveis de aviação.
O biocombustível é derivado de biomassa e tem densidade mais alta, com que a aeronave pode voar mais distante e carregar mais que aquelas utilizando combustível convencional de jato. Isso vai ajudar a reduzir o número de voos, e por isso mitigará as emissões de dióxido de carbono, de acordo com a equipe de pesquisa.
A pesquisa fornece uma nova estratégia à produção de combustíveis avançados de aviação com celulose. Os pesquisadores estão ainda fazendo melhorias, e o combustível deve ser comercializado em três a cinco anos.
A pesquisa foi publicada na revista acadêmica Joule.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!