Cláudia Oliveira é a 3ª mulher eleita vereadora na história de Gentio do Ouro

Foto: reprodução.

Apenas pela terceira vez na história Legislativa de Gentio do Ouro, uma mulher irá ocupar uma das nove cadeiras da Câmara de Vereadores no mandato que vai de 2025 a 2028.

Gentio do Ouro era um dos poucos municípios da região de Irecê a não eleger mulher para o Legislativo. Nas eleições de 2020, quem mais se aproximou da vitória foi a candidata Lidiane Soares (PSD), no entanto, perdeu a vaga pela diferença de apenas 7 votos para o candidato Kaká Durães.

A primeira mulher eleita à Câmara de Vereadores de Gentio do Ouro foi Nirlene Alves de Oliveira, em 05/12/1982, antes da redemocratização, processo de restauração da democracia após o fim do período da ditadura militar — e exerceu o mandato até 1986.

A segunda mulher só foi eleita após 14 anos, Margarida Maria Lúcio Teixeira, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em 03/10/1996 — e exerceu o mandato até 2000.

Depois de 28 anos, Cláudia Oliveira, do PSD, foi eleita, neste domingo (6/10), com 665 votos e será a terceira mulher na história de Gentio do Ouro a ocupar uma vaga no Legislativo Municipal.

Em contato com à redação do Portal MeioMinuto, em nota, Cláudia expressou sentimento de gratidão e alegria pela vitória nas urnas.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA 

O sentimento é de alegria e muita gratidão por ter feito uma campanha bacana e limpa, com honestidade sem tentar desviar voto de ninguém, sem oferecer nada pelo voto, pois entendo que isso fere a dignidade do outro, o Sindserv meu deu a oportunidade de mostrar o meu trabalho e isso possibilitou o despertar da confiança das pessoas e das comunidades. Recebi também o apoio de muita gente que não faz parte do Sindserv, isso fez a diferença. Acredito que é possível fazer a política acontecer como ela deve ser, para atender às necessidades e acesso aos direitos que já são garantidos por Lei. Esta vitória é dedicada aos meus pais, a quem devo tudo que sou e conquistei, à toda minha família, ao Sindserv, as mulheres, aos jovens, a todas as comunidades, e todos que se empenharam para esta vitória. A luta pelo coletivo vale à pena, quem é individualista pensa no que vai consegui, quem luta pelo coletivo pensa em como vai garantir. Trago em memória meu irmão Cadim, meu tio Joãozinho, Gilda Teixeira, tia Marineide, Gildete Peixoto, Geraldo Peixoto e Mizinho, sei que estão celebrando esta conquista.

BIOGRAFIA

Cláudia Oliveira da Silva, 47 anos, negra, nascida na comunidade quilombola de Pacheco, filha de Disson e Rosa, casada, mãe de dois filhos, Kananda e Cristian, avó de Simon e Lizzie à caminho, ingressou aos 15 anos no mercado de trabalho como menor auxiliar no Banco do Brasil, aos 18 no serviço público do Município de Gentio do Ouro, onde permanece até a presente data, formada em matemática pela FTC, Técnica em Serviços Jurídicos Cartorários e Notarias, Técnica de Enfermagem, foi coordenadora do grupo cidadania, participante ativa das sessões da Câmara, dos conselhos e de tudo que se refere ao município, sócia desde a fundação do Sindserv, assumiu a presidência em dezembro de 2013, é do Sindserv que saiu o  nome de Cláudia para disputar uma vaga para o Legislativo de Gentio do Ouro.