Conexão Segura: cuidado ao receber e-mails ou mensagens com faturas

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Recebeu qualquer boleto ou códigos para pagamentos por e-mails, mensagens de texto ou SMS? Desconfie! Sempre confira nos canais de atendimento oficias do seu fornecedor se o documento é real ou uma tentativa de fraude.

Olho nas dicas:

1. Analise o código de barras
Os três primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco que emitiu documento e pode ser conferido na Lista de Bancos da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos (http://bit.ly/ListaFebraban).

Além disso, desconfie se o documento não for lido corretamente pelo leitor ótico ou tenha falhas no código de barras. Nesse caso é melhor entrar em contato com a empresa para saber se há algo de errado com o boleto emitido e solicitar uma segunda via.

2. Desconfie dos boletos que receber por canais alternativos
Os criminosos enviam o boleto falso por vias alternativas como e-mail, SMS ou WhatsApp, em vez de fornecê-lo por canais oficiais. Também evite pagar cobranças que chegam por e-mail ou pelos correios sem verificar a sua veracidade antes. O mais seguro é acessar o site oficial da empresa e realizar a emissão do boleto diretamente.

3. Fique atento aos dados do boleto bancário
Boletos fraudulentos costumam conter erros de português e de formatação, não apresentando os dados completos do beneficiário. Sendo assim, sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário. Caso note qualquer indício de fraude, procure a empresa se certifique de que o documento é verdadeiro.

4. Observe o valor do documento
Em uma cobrança verdadeira, os últimos números do código de barra sempre são iguais ao valor do documento. Caso essas informações sejam diferentes, o boleto é falso. Além disso, um preço diferente no boleto quando a cobrança costuma ter um valor fixo pode indicar a fraude.

Confira todas as dicas para se proteger: http://bit.ly/ConexaoSegura