Deputado quer que jumento seja declarado Patrimônio Cultural Imaterial do estado da Bahia
Foto: da internet.
"É notavelmente um animal símbolo da força e da luta diária do sertanejo..."
Segundo o IBGE, em 2006 o Brasil tinha cerca de um milhão e duzentos mil jumentos. Este número sofreu uma redução de 25% em 2011, atingindo um plantel de pouco mais de novecentos mil animais, em 2017, reduziu a 376.874 jumentos. Esses dados nos levam a acreditar,infelizmente, que a extinção do animal é uma possibilidade real e próxima, caso nenhuma ação seja tomada.
Historicamente o jumento é figura importante no desenvolvimento do Brasil, principalmente no Nordeste. Trata-se de um animal astuto, com grande capacidade de carga, mais lentos, porém mais pacientes que o cavalo. Atuou por vários anos como transporte de pessoas e mercadorias e nos últimos anos vem sendo abandonado em virtude da substituição dos seus serviços por transportes motorizados.
Não há, como visto, possibilidade de se dissociar a história do jumento com a história do Brasil e do sertão brasileiro. É notavelmente um animal símbolo da força e da luta diária do sertanejo e por esta razão, e temendo que essa história seja manchada, com a extinção de tão nobre espécie, causada principalmente pelo abandono, maus tratos e pela exploração comercial.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!