Desenvolvimento do Semiárido será tema de debates

Lula Freire - coordenador do Movimento Semiárido Forte.

Lançado oficialmente nas redes sociais no início de abril, o Movimento Semiárido Forte promoverá debates em torno de temas relacionados à sustentabilidade e desenvolvimento econômico e socioambiental da região.

O Semiárido ocupa grande parte da região Nordeste e abriga aproximadamente metade da população baiana. O seu principal bioma é a Caatinga, que é o único exclusivamente brasileiro e necessita de ações para sua recuperação.

PUBLICIDADE

Por suas características geográficas e ambientais, o Semiárido apresenta condições climáticas que desafiam seus moradores e gestores públicos a encontrarem soluções criativas para seus problemas cotidianos. A escassez da água é um dos mais graves.

O Movimento, coordenado por Lula Freire, irá promover encontros e debates com a participação ativa das comunidades dos municípios que compõem o Semiárido baiano, contando com profissionais, pesquisadores, políticos e estudantes que têm atuação na região.

“Enquanto perdurarem as medidas de restrição contra a pandemia de COVID-19, faremos nossos debates online”, destaca Lula Freire, informando que o Movimento irá lançar seu canal de entrevistas e documentários no YouTube no início do mês de maio.

O principal objetivo do Movimento é apontar soluções para que o Semiárido se desenvolva economicamente, mas respeitando as características culturais de cada local. Uma grande preocupação dos organizadores é fazer com que a sociedade debata o uso dos recursos naturais, principalmente a água e a distribuição da terra em nossa região, pois essas são as nossas principais fontes de geração de riqueza.

“Esperamos também que o Movimento seja capaz de fortalecer lideranças e possibilite candidaturas populares para os espaços de poder, para que os planos saiam do papel”, enfatiza Lula Freire.

Conheça o movimento: https://www.instagram.com/semiarido_forte