Diretora da Vogue Brasil é acusada de racismo em festa "escravas"

Foto: Reprodução / Instagram.

Foto foi tirada durante sua festa de aniversário de 50 anos

Kamille Martinho | A diretora da Vogue Brasil, Donata Meirelles, está sendo acusada de racismo nas redes sociais, após publicar uma foto em que mulheres negras aparecem vestidas com roupas que remetem às de escravas. Foto foi tirada durante sua festa de aniversário de 50 anos, realizada ontem (09) no Palácio da Aclamação, em Salvador.

As mulheres com trajes que se assemelham aos usados por escravas no período colonial fazem a recepção dos convidados do evento, que contou com a presença do governador Rui Costa, a apresentadora Regina Casé e a cantora Margareth Menezes.

As imagens foram postadas nas redes sociais com a hashtag #doshow50 e logo começaram a receber diversas críticas. “Vivemos na tal escravidão moderna, onde nossas dores viram fantasias, decoração de festas pra beneficiar o mal gosto das sinhás e sinhóres”, disse a cantora Joyce Fernandes em um post no Facebook. 

No Instagram, a jornalista baiana Rita Batista postou uma gravura antiga com dois escravos carregando uma senhora branca e comparou-a com a foto de Donata em seu aniversário.  “A própria escrava era um objeto de ostentação do dono, um objeto de luxo a ser mostrado publicamente”, diz a legenda da publicação.