Em Irecê, professores de Gentio do Ouro voltam a manifestar pelo pagamento do piso salarial
Imagens: reprodução.
Segundo o Sindserv, Gentio do Ouro é o município da região de Irecê que oferece a menor remuneração aos seus professores
Professores da rede municipal de Gentio do Ouro que integram o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv), participaram na manhã de quarta-feira (22), de uma manifestação na cidade Irecê. O ato nacional foi em defesa do pagamento do piso.
O sindicato cobra do prefeito Robério Gomes Cunha (PDT) a reposição residual dos 18,24% em relação ao piso nacional do ano passado de 33,24%. Além disso, a entidade reivindica também o pagamento do novo reajuste nacional do magistério de quase 15%, editado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em janeiro de 2023.
Segundo o Sindserv, Gentio do Ouro é o município da região que oferece a menor remuneração aos seus educadores. Entretanto, Gentio do Ouro é município da região de Irecê com maior arrecadação de ICMS por habitantes, de acordo aos últimos dados atualizados em 2021.
Para se ter uma ideia, entre os anos de 2013 a 2016, na gestão do ex-prefeito Ivonilton Vieira, o município arrecadou cerca de R$ 99 milhões de ICMS, já entre o período de 2017 até 2020, na administração do prefeito Robério, o valor saltou para mais de R$ 150 milhões, crescimento superior a 55% na arrecadação entre as duas gestões.
Ipupiara, Cental, Itaguaçu da Bahia e Lapão, são alguns exemplos de municípios com arrecadações de ICMS inferiores a de Gentio do Ouro, más que já estabeleceram o pagamento dos 33,24% aos professores.
“A luta não para e nós, unidos não perderemos força, estes atos servem para mostrar a realidade de cada município, a realidade esta distorcida pelos gestores através dos meios de comunicação e nas redes sociais” – apontou o Sindicato em post publicado nas redes sociais.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!