Enchente do São Francisco será grande este ano
Fotos: Ascom da prefeitura de Xique-Xique.
Ações da Prefeitura na assistência e socorro aos ribeirinhos estão ocorrendo desde o primeiro momento
A cheia do Rio São Francisco, verificada no início de janeiro, e a projeção de que teremos neste ano uma das maiores enchentes dos últimos tempos, está motivando inúmeras ações por parte da Prefeitura Municipal de Xique-Xique, mobilizando equipes da Secretaria de Ação Social e Educação e Cultura, a percorrer de barco todas as localidades que correm o risco de ser inundadas; e as secretarias de Obras e Manutenção para fazer o fechamento e vedação das comportas do cais que protege a cidade das águas do rio, assim como acionar a grande bomba que esvazia artificialmente a lagoa da Ponta da Ilha.
Os moradores das ilhas e localidades mais próximas do rio têm recebido a visita do próprio prefeito Reinaldo Braga Filho, acompanhado de auxiliares com barcas para remoção imediata das famílias que desejem já se mudar para a sede do município; equipes estão empenhadas na distribuição de medicamentos, lonas, hipoclorito de sódio para tratar a água de beber, entre muitas outras ações programadas pelo prefeito desde que percebeu, no acompanhamento da medição diária da Chesf e outros órgãos, que a cheia iria acontecer.
As três equipes da Ação Social que desde o dia 12 estão visitando as localidades, se compõem de oito pessoas cada uma, fazendo um cadastro social e distribuindo frascos de hipoclorito de sódio. Os relatórios estarão prontos na segunda-feira, dia 17.01, e nortearão a tomada de mais providências para proteção e assistência dos atingidos. O secretário, Mirlan Oliveira contou que nos lugares visitados constatou-se que a plantação já estava submersa. Muito já foi perdido.
Inicialmente, se pensava que seria uma enchente que não chegaria a provocar grandes problemas. Mas logo a conclusão foi de que o rio encheria bem mais do que foi registrado em 2007. Porque as chuvas devem continuar em janeiro, e Hidrelétrica Três Marias e outras ao logo do rio terão que liberar suas águas. Três Marias começou a liberar dia 14.01, sexta-feira, num volume de 2.250 metros cúbicos por segundo de defluência.
Hoje, dia 15 de janeiro, o prefeito Reinaldo Filho já fez reunião no Pestana, ouviu ribeirinhos de outras localidades, viu a Ilha do Meio submersa, ajudou a distribuir medicamentos, lonas e outros, e atualizou nas redes sociais a situação do dia. O rio São Francisco subiu 12 centímetros em Xique-Xique e seis na Barra. “Equipes estão distribuindo lonas e medicamentos para sintomas gripais. Já solicitamos a defesa civil estadual mais lonas, pois não estamos encontrando para comprar. Lonas pretas de 150 e 200 micras. Também já estamos fazendo remoção de famílias para sede” detalha o prefeito na postagem, acrescentando que “enquanto equipes estão nas ilhas cadastrando e socorrendo, na sede a secretaria municipal de obras e também de manutenção estão fechando e vedando as comportas do cais. Estão sendo fechadas com tampas de ferro e vedadas com uma mistura apropriada de cimento. Durante a enchente são várias as providências que a prefeitura de XX está adotando”.
ASCOM Prefeitura de Xique-Xique/BA.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!