Gentio do Ouro: Cachorros morrem por suspeita de envenenamento na comunidade Desterro

Dois cachorros mortos em Desterro, Gentio do Ouro.

Na noite de quinta-feira (18/7), dois cachorros morreram na comunidade Desterro, município de Gentio do Ouro, Bahia, levando à suspeita de envenenamento. Ednalva Malaquias Bastos, tutora de um dos animais, relatou que, como de costume, colocou o cachorro para dentro do quintal, deu-lhe comida e o acomodou em sua casinha. "Coloquei ele em sua caminha, e como sempre, me deu a pata, e eu o abençoei; sempre fazia isso", contou Ednalva.

A tutora conta que, minutos depois, ouviu um barulho no quintal, e ao ir verificar, encontrou o animal em estado crítico, morrendo. "Tentamos dar leite, sem sucesso; minutos depois ele morreu", disse ela. Para os tutores, a morte repentina indicava envenenamento, uma vez que o cachorro estava sadio e bem cuidado.

Hamilton Gonçalves Bastos, marido de Ednalva, presenciou os últimos momentos do animal e ficou profundamente abalado. "Mesmo tendo quase certeza de envenenamento, até então não podíamos afirmar, pois não tínhamos indícios de envenenamento, até que no dia seguinte, sexta-feira (19), outro cachorro apareceu morto", relatou Hamilton. Tudo leva a crer que ambos os animais consumiram o mesmo petisco envenenado, pois eram ‘colegas’, e costumavam andar e brincar juntos.

Os cachorros eram conhecidos por sua vivacidade, mas não causavam maiores problemas além de correrem atrás de motoqueiros que passavam fazendo barulho, o que, segundo os tutores, não justificaria um ato tão cruel como o envenenamento.

A comunidade local e internautas manifestaram apoio aos tutores dos animais, demonstrando solidariedade diante do ocorrido. A suspeita de envenenamento deixou a comunidade em alerta, levantando a necessidade de uma investigação para identificar o responsável pelo crime.

“Sem palavras pra tamanha crueldade. A justiça divina não falha. Só quem ama os animais sabe tamanha dor e a falta que faz”

“Quem fez essa maldade vai pagar caro, tio”

“Entrega à justiça de Deus, quem fez essa crueldade vai pagar, pode ter certeza”

“A verdade uma hora aparece, a justiça do homem falha, mas a divina, não. Tristeza de ver um lugarzinho tão pequeno com pessoas de coração amargurado e sem Deus”

“Coitado de quem pratica isso, vai pagar um preço tão alto depois que começarem a vir os problemas, aí será hora de se lamentar”

“Isso não é só gente ruim, é um criminoso, tem que descobrir quem é, pra pagar por isso, doa a quem doer, gente covarde”

“Quem fez isso é um trem ruim, do capeta; mas esse logo irá pagar, Deus não dorme”