Gentio do Ouro: Casarão antigo completa 72 anos e ainda conserva características originais
Arquivo pessoal - Meio Minuto.
Um casarão, considerado como uma das antigas edificações de Gentio do Ouro/BA, localizado no povoado de Barriguda, zona rural do Município, já faz parte da paisagem há exatos 72 anos. O casarão pertence às famílias Franca, Leite e Silva. Foi construído em 1947, por José Manoel da Silva, uma grande e importante liderança política do município de Gentio do Ouro, em sua época, sendo também um dos primeiros comerciantes da região.
Aos 84 anos de idade e uns dos herdeiros, o senhor Osvaldo Silva Franca, com 12 anos de idade foi uns dos voluntários na construção do antigo casarão; apesar da pouca idade [na época], ele lembra com clareza que alguns materiais para a construção foram levados em lombos de burros de outras regiões. Na época, não existiam estradas para o tráfego de veículos. O pedreiro responsável pela construção se chamava Meleiro.
No decorrer de mais de sete décadas, o casarão ainda mantém as suas características originais. Em seu interior, o piso é revestido em lajotão colonial - na parte frontal, o destaque é para a quantidade de janelas, algo que revela um visual rústico - mantendo a mesma imponência de sempre com todos os traços da arquitetura antiga das décadas passadas.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!