Gentio do Ouro: Prefeito insiste com vereadores na aprovação de projetos para extinções de cargos públicos efetivos

Foto: Reprodução/Facebook.

Como uma clara manobra para tentar camuflar e ludibriar à população, o prefeito Robério manteve a extinção de 9 cargos

O prefeito de Gentio do Ouro, Robério Gomes Cunha (PDT) encaminhou neste mês uma "nova versão" dos projetos de lei que tem como objetivo a extinção de cargos públicos. A propositura será apresentada nesta quinta-feira (22), na pauta da sessão legislativa ordinária. 

O prefeito vem tentado desde fevereiro de 2021 a votação das medidas - ainda em fevereiro, chegou inclusive a protocolar na Câmara para ser apresentado e votado em caráter de urgência os Projetos de Lei nº 002/2021 e nº 003/2021, mas acabou desistindo para impedir a sua provável derrota, pois alguns vereadores da própria base aliada haviam sinalizados como certa "resistência" na aprovação dos projetos que são considerados impopulares.

O recuo veio também após uma serie de repercussões negativas.

"Realizamos assembleia com os servidores, representantes do comércio local e vereadores, chamando à atenção do povo de Gentio do Ouro para as terríveis consequências, caso os projetos fossem aprovados", diz trecho da nota do Sindserv.

Para entender melhor a proposta do prefeito Robério e esclarecer os detalhes à população, o Portal Meio Minuto fez um resumo das principias mudanças e as eventuais consequências caso os projetos sejam aprovados pela maioria dos vereadores.

PUBLICIDADEA loja Magazine Buy Page é segura. Se tiver dúvida, ligue (74) 9.9919-8749.

ALTERAÇÃO NOS PROJETOS

Com poucas alterações na nova redação, algo que pode ser considerado como uma clara manobra para tentar camuflar e ludibriar à população, pois o prefeito Robério manteve basicamente todas as condicionantes - apenas foram retirados do projeto nº 003/2021 os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional e Operador de Máquinas - e, inseridos automaticamente no projeto nº 002/2021.

PROJETO DE LEI Nº 002/2021 - CASO [SEJA APRROVADO] O QUE MUDA:

O Projeto prevê a possibilidade de extinção de 9 cargos, preenchidos por aproximadamente 50% dos servidores nas funções:

  • Auxiliar de Serviços Gerais e Operacionais;

  • Cozinheiro;

  • Merendeira;

  • Recepcionista;

  • Telefonista;

  • Zelador;

  • Vigilante e Motorista.

"Estes projetos sendo aprovados destruirá toda uma luta para que os filhos do nosso  município pudessem ter a oportunidade de fazer um concurso público e ter um emprego digno, de ter a liberdade de lutar por seus direitos", diz outro trecho da nota do Sindserv.

PROJETO DE LEI Nº 003/2021 - CASO [SEJA APRROVADO] O QUE MUDA:

O projeto prevê a possibilidade de extinção de até 21 cargos, porém - na prática, nada vai mudar. Segundo o Sindserv, esses cargos nunca foram ocupados.

SINDICATO DIZ QUE TERÁ LUTA

Mais uma vez dando ciência e publicidade, para que  todos fiquem cientes. Estaremos nos posicionado na próxima sessão ordinária, próxima quinta-feira (22), e na próxima quarta feira estaremos em assembleia virtual com a população e servidores e nosso assessor jurídico Dr. Júnior Oliveira, e convidando também todos os vereadores para que todos saibam qual o objetivo destes projetos e tenha a  oportunidade de perguntar ao seu vereador como ele vai votar, se o seu representante lhe representa ou só representa a si próprio e aos interesses do prefeito em vez dos interesses da população. Esperamos que cada Vereador examine com muito cuidado e avalie as consequências, pois hoje são representantes do povo  e quando saírem do mandato permanecerão no município. Então vamos mais uma vez dizer não a terceirização do serviço público em Gentio do Ouro.  Vamos lutar juntos pelo concurso público!  Se você  não quer o retrocesso em nosso Município vamos a luta e manifestarmos contra esses projetos de leis.

Estes Projetos virando Lei, quase ninguém terá mais a oportunidade de ingressar no serviço público do município através de concurso, uma vez que todos nós sabemos que a  terceirização do serviço público em um município como Gentio do Ouro é um grande retrocesso, pois  a forma que possibilita mais oportunidade de ingressar no serviço público é como determina a Lei  através de concurso público para não ficar subordinado a padrinhos políticos e nem com salários miseráveis, visto que contratados não terão estabilidade e caso reclame do salário serão demitidos.

Dessa forma, diga não a terceirização do serviço público em Gentio do Ouro, Bahia.

Fonte: Meio Minuto