Gil Smith - o baiano fazedor de filmes
Imagens: reproduções.
Seu curta-metragem ‘Esmeraldo de Sangue’, foi recentemente selecionado em quatro festivais de Londres
Gilmar Cruz dos Santos (Gil Smith), de 28 anos, natural de Serra da Carnaíba, município de Pindobaçu (BA), é ator, e vem se destacando pelos seus projetos independentes no meio cinematográfico. Smith diz que desde os 24 anos vem se interessando por vídeos curtos, e pretende se tornar um ator reconhecido nacionalmente, e internacionalmente. “Espero que o Município olhe mais pela juventude, com oportunidades e mais emprego”, diz Gil Smith.
Sua obra mais recente - e que recebeu o incentivo da Lei Aldir Blanc -, o curta ‘Esmeraldo de Sangue’, foi recentemente selecionado em quatro festivais de Londres, em sua categoria. Elogiado pelos críticos de cinema, atores e roteiristas brasileiros, Smith carrega em sua bagagem outros projetos como ‘Os Homens da Lei’, ‘O Dominador das Artes Marciais’, e ‘Em Busca da Esmeralda’.
* Esmeralda de Sangue - o curta-metragem produzido por Gil Smith.
Sobre o Festival
O London Lift-Off Film Festival teve início em 2010, recebendo no primeiro ano mais de 750 filmes inscritos de todo o mundo. Os organizadores do Lift-Off ficaram surpresos com a qualidade dos trabalhos inscritos. “Todos os prêmios são escolhidos pelo público, e nossos vencedores podem potencialmente desfrutar de seleções oficiais completas em todos os festivais de cinema Lift-Off subsequentes em todo o mundo”, diz a página do festival.
Ainda de acordo com a página, o festival não é somente uma vitrine global para cineastas que sonham em dar o passo inicial, mas também para levar seus trabalhos aos princiapais mercados de cinema; o festival tem o intuito de encontrar e oferecer oportunidades para talentos anônimos por trás das produções independentes. “Nosso objetivo é maximizar a conexão do artista com o público e fornecer uma plataforma experimental para criadores independentes”.
2 Comentários
Joanderson souza
14 de Janeiro de 2023 às 12:51Top demais
Luciano Lima Andrade
13 de Janeiro de 2023 às 21:03Parabéns Gilmar pelo seu trabalho sucesso sempre