Homem em surto psicótico faz vítimas com faca e é morto por agente do Estado

Foto: reprodução.

Uma das vítimas foi atingida por 14 golpes de faca na região das costas

Na terça-feira (23/5), um homem identificado como João Vitor Lima Gonçalves, de 21 anos de idade, em surto psicótico feriu a golpes de faca, algumas pessoas. O agressor ainda atentou contra a vida de uma criança de um ano de idade. O fato ocorreu por volta das 13:37h, na rua Paraibinha, centro do município de Presidente Dutra (BA).

De acordo com informações da Polícia, a guarnição de serviço da 2ª Cia. PP de Presidente Dutra (BA), do 7º Batalhão de Polícia Militar/Irecê, recebeu uma ligação de um policial militar a paisana, informando sobre a ocorrência de um indivíduo em surto psicótico portando uma arma branca, e tendo ferido algumas pessoas. Atendendo ao chamado, os policiais foram até o local e lá encontraram o agressor no chão, com uma perfuração de arma de fogo na perna esquerda. Ainda de porte da faca, o homem tentou por diversas vezes cometer autolesão, mas “a guarnição agiu prontamente e conseguiu desarmá-lo”.

Ferido, o homem foi levado para o hospital municipal da cidade a fim de receber os cuidados médicos necessários, mas não resistiu ao ferimento provocado pelo disparo de arma de fogo e morreu. O policial foi conduzido à Delegacia Territorial de Presidente Dutra para a adoção das medidas legais cabíveis.

De acordo com o relato do policial à guarnição de serviço, ao chegar ao local, constatou que o agressor já havia ferido várias pessoas e que, diante da situação, tentou estabelecer diálogo com o homem, sem sucesso. Transtornado, o agressor investiu contra o policial na tentativa de agredi-lo. Em legítima defesa, o policial efetuou um disparo de arma de fogo na perna esquerda do agressor.

As vítimas

Uma das vítimas foi Francisco Alves dos Santos, de 71 anos de idade. Ainda de acordo com o boletim policial, o agressor invadiu uma residência e atentou contra a vida de mais duas pessoas; umas delas - Renata Teixeira do Nascimento, de 24 anos de idade -, foi atingida por 14 perfurações profundas na região das costas. A outra vítima foi a menor R.T.N., de um ano de idade. Segundo Renata, sua irmã R.T.N. estava com um bebê de nove meses nos braços, quando o agressor se aproximou exigindo que o bebê falasse e, em seguida, tentou agredi-las. Renata, a mãe do bebê, contou que agiu por instinto para proteger seu filho, quando foi golpeada por faca por 14 vezes, nas costas.  

Devido à gravidade das lesões, as vítimas Renata do Nascimento e Francisco dos Santos foram encaminhadas ao Hospital Regional de Irecê.

*Com base em informações do 7º Batalhão de Polícia Militar/Irecê.