Inaugurado há cerca de um ano e meio, Baixio de Irecê ainda continua sem produzir

Divulgação.

As Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, inauguradas no dia 23 de março de 2018, adicionaram 16 mil hectares irrigáveis à estrutura local de produção agrícola.

O projeto está situado em áreas dos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê e possui um canal de 42 quilômetros de extensão, para captação de água do rio São Francisco.

À época da inauguração – há quase um ano e meio - as estimativas eram de que essas duas primeiras etapas do projeto gerassem cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos em empreendimentos de pequeno, médio e grande portes. Mas até o agora, o Baixio de Irecê continua sem produção. O projeto foi inaugurado pelo então presidente Michel Temer.

Cerimônia de Inauguração do Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê (Xique-Xique – BA, 23/03/2018) Presidente da República, Michel Temer. Foto: Beto Barata/PR.

Agricultores e a população da região questionam o não funcionamento do Baixio de Irecê. Até o momento, não foi construída uma estrada asfaltada entre a cidade de Xique-Xique ao povoado de Boa Vista, onde está localizado o projeto de irrigação, para facilitar a trafegabilidade de veículos de carga para o escoamento de uma possível produção.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a implantação do projeto de irrigação foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é de que o projeto gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos – a lista de culturas potenciais inclui frutas, legumes, algodão e cana-de-açúcar.