Irecê terá encontro de veganos e vegetarianos neste domingo, 24

Imagens: divulgação.

Promover a defesa animal e alimentação vegana e vegetariana, como ponte para a cultura de paz e novas relações entre as pessoas e a natureza, é o que prevê a organização do I Encontro de Veganos e Vegetarianos de Irecê

Reunir, inspirar, compartilhar e construir uma cultura de paz, começando pelos alimentos consumidos, são os principais objetivos do encontro que será realizado no próximo domingo, 24, entre as 15 e 18h, na Praça João XXIII, no centro da cidade de Irecê.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Jane Machado, todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19 serão obrigatórios durante o encontro.

Ela relatou ao site Cultura&Realidade, que a programação é fruto de um movimento que em Irecê, teve início em 2020, através das redes sociais, em uma página no instagram, @janevegirece. “Foi a partir desta página que começamos a reunir veganos e vegetarianos de Irecê e região, compartilhando as experiências de cada um, na lida em ambientes sociais sem opções disponíveis na cidade para sustentar seu propósito de promover a paz, começando pelo prato, sem alimentar o sofrimento animal e em um contexto de pandemia e isolamento social. Também objetivamos incentivar comércios locais a oferecerem opções para esse público”, diz a ativista.

Ainda segundo suas informações, “o movimento vem ganhando muitos adeptos e passamos a inspirar e apoiar pessoas no processo de transição ao veganismo, nos transformando, genuinamente, em uma rede de apoio a partir da nossa própria experiência e incentivando o apoio profissional de nutrição nessa transição”.

Jane esclareceu que a iniciativa de realizar o primeiro encontro se deu a partir de sensibilizações junto a algumas seguidoras na rede social, as quais decidiram apoiar o evento, que não tem fins comerciais. Ou seja, não haverá comercialização de produtos no local.

A programação inclui degustações veganas para experimentação, stand informativo sobre Pancs – plantas alimentícias não convencionais, meditação, yoga, contação de histórias, stand do Abrigo Irecê, jogo de tabuleiro gigante sobre proteção animal, para crianças de todas as idades e atividades culturais em voz e violão. “Será um momento de total declaração de amor à vida, às pessoas, à ecologia”, diz Jane, complementando: “como o movimento é de proteção animal, pedimos também que as pessoas que puderem doar ração ao Abrigo Irecê levem isso, pois terá um stand no local para receber as doações e exposição das atividades desenvolvidas pelo abrigo.

PUBLICIDADE

# Saiba mais ligando para (74) 99919-8749.

Além de apoiar a causa de proteção animal, o evento vai refletir sobre o consumo consciente, a redução dos impactos ambientais a partir da geração de menor quantidade de lixo e do sentimento de solidariedade para partilhar com outros, as nossas receitas, alimentação sem sofrimento, experiências, dons e talentos.

Cultura&Realidade