Líderes internacionais cumprimentam Lula pela vitória à Presidência
Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert.
Líderes latino-americanos de esquerda foram os primeiros a cumprimentar Luiz Inácio Lula da Silva
Líderes de diversos países já reconheceram e parabenizaram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no segundo turno da eleição presidencial neste domingo (30).
Os líderes latino-americanos de esquerda foram os primeiros a cumprimentar “Ganhou Lula, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, expressou o presidente chileno, Gabriel Boric pelo Twitter. Já o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, escreveu em seu Twitter: “Que o Brasil faça brilhar a luz da América Latina”, tuitou, por seu lado, o presidente.
“Há quem diga que o fascismo não existe, mas ele está no meio de nós. Se quisermos dias melhores para a humanidade, o fascismo precisa parar”, completou. O presidente argentino, Alberto Fernández, escreveu que a vitória de Lula abre “um tempo de esperança e futuro que começa hoje". A vice de Fernández, Cristina Kirchner, também cumprimentou Lula: "Hoje mais do que nunca, sentimos muito amor e felicidade. Obrigado companheiro Lula por devolver a alegria e a esperança à nossa América do Sul”, escreveu.
O presidente colombiano, Gustavo Petro, tuitou instantes depois da confirmação da vitória do petista: “Viva Lula”. Já o presidente do Peru, Pedro Castillo Terrones, escreveu que a vitória do petista é “fundamental para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande”. Na Bolívia, o presidente Luis Arce cumprimentou Lula por sua eleição e declarou que essa vitória “ fortalece a democracia e a integração latino-americana”.
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, também se pronunciou, afirmando que o presidente eleito pode contar com o organismo “para trabalhar no fortalecimento da democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento da nossa região”. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, parabenizou Lula, “em nome do governo e do povo cubanos”, e sua “grande vitória a favor da unidade, da paz e a integração latino-americana e caribenha”.
EUA
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, também enviou uma mensagem cumprimentando Lula por sua vitória em eleições “livres, justas e confiáveis”. “Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, completou Biden, em um comunicado da Casa Branca.
Europa
Emmanuel Macron, presidente francês que tem uma inimizade pessoal com Jair Bolsonaro, foi um dos primeiros chefes de Estado a parabenizar Lula, por mensagem no Twitter. “Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil”, escreveu Macron. “Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, completou.
Os primeiros-ministros Pedro Sánchez (Espanha) e António Costa (Portugal) também parabenizaram publicamente Lula pela vitória no segundo turno. Nos bastidores, as chancelarias de países da Europa já vinham expressando preocupação com a possibilidade de Jair Bolsonaro contestar o resultadodas eleições.
A União Europeia (UE) também felicitou Lula pela vitória nas urnas, em nota pelo chefe da diplomacia do bloco comunitário, Josep Borrell.
China
A embaixada da China no Brasil também cumprimentou o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. "Tomamos conhecimento dos resultados das eleições, divulgados pelo TSE. Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho", escreveu a diplomacia chinesa em Brasília, no Twitter.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!