Mesas digitais são implementadas na educação especial de Irecê

Foto: Divulgação/Jefferson Maciel.

Secretaria de Educação de Irecê implantou as PlayTables como instrumentos didáticos para os alunos da educação especial, com perspectiva de adotar o equipamento para toda a rede de ensino do município.

Com expectativa de promover a inovação como reforço prazeroso na construção do conhecimento e estímulo à aprendizagem, o secretário de educação em Irecê, Agnaldo Freitas, entregou, para uso dos grupos de educação especial da rede municipal de ensino, 20 mesas digitais para o segmento da educação especial da Rede Municipal de Ensino. O ato foi divulgado nas redes sociais nesta terça-feira, 11.

As mesas digitais ou PlayTables, são dispositivos eletrônicos com aplicativos projetados por professores especialistas em alfabetização, matemática, artes, língua inglesa e ciências, juntamente com uma equipe de artistas alinhados com a ludopedagogia.

De acordo com manifesto do secretário, os equipamentos serão utilizados inicialmente na educação especial, nas Salas de Recursos Multifuncionais das Escolas da Rede Municipal de Educação de Irecê, com possibilidades de avançar para outros setores do ensino/aprendizagem. “Há grande possibilidade de expansão para toda a Rede, já que as mesas digitais proporcionam, de forma prazerosa, um ambiente propício de aprendizagens, com várias possibilidades pedagógicas”, disse Agnaldo.

Secretário Agnaldo inova na educação especial de Irecê – Foto: Divulgação/Jefferson Maciel

Segundo explica a publicação da secretaria, os aplicativos da PlayTable são fundamentados nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação – MEC, alinhada à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, tanto para a Educação Infantil quanto para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além dos assuntos específicos, os aplicativos desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção e a paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora, deixando os alunos mais curiosos, observadores, concentrados e comprometidos.

Para a professora Cláudia Maria, Coordenadora Técnico-Pedagógica da Educação Especial “as mesas digitais serão mais um complemento para os que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, pois contribuem para o desenvolvimento cognitivo, com forte integração com o aspecto tecnológico. A qualidade dos jogos e aplicativos que a referida mesa oferece estimula os estudantes a desenvolverem as atividades que, inclusive, podem ser impressas”, reforça a professora, que é reconhecida, também, pelo bom desempenho em educação especial.

Professora Cláudia Maria, referência em Educação Especial, frente à frente com o novo equipamento da rede – Foto: Divulgação/Jefferson Maciel.

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