Negócios: como as empresas podem inovar?

Imagem ilustrativa.

"Ah, esse seu concorrente pode nem existir ainda, pode ser uma startup surgindo em alguma garagem por aí!"

Se você acha que inovação é somente sobre tecnologia, você está completamente enganado. Se a sua empresa não atua no setor de tecnologia, nem você é um adepto dela, acredite, ainda assim você e sua empresa podem e devem inovar.

Inovar é melhorar e facilitar a vida do seu cliente. A tecnologia impulsiona, facilita, mas por si só não significa inovação. O Vale do Silício só é o ambiente mais inovador do mundo porque as pessoas que lá estão possuem um modelo mental inovador. O propósito delas é, de alguma forma, facilitar a vida dos seres humanos.

Inovar é algo simples e, para te provar isso, trago dois exemplos: o primeiro é a Rice To Riches, uma doceria de Nova York que está sempre lotada e com fila de espera na porta. Sabe qual o diferencial dessa doceria? Ela só vende arroz doce! Isso mesmo, arroz doce de todos os tipos, gostos e sabores. 

Outro exemplo é de uma pizzaria do nordeste que para inovar durante a pandemia e se tornar diferente, não entregava a pizza pronta; as pessoas pediam a pizza para montar em casa. Assim, o diferencial é que essa pizzaria não vende pizza, ela vende integração da família. Afinal, comer uma pizza pronta não leva mais que 30 minutos, mas o cliente que pedia nessa pizzaria, recebia todos os ingredientes - massa e afins. Esses clientes não compravam o "fast", compravam o ritual de montar, assar e degustar uma pizza, algo que envolvesse toda a família, levando um tempo relativamente maior, mas que propunha muita união.

Existe uma frase de Leonardo Da Vinci que resume tudo isso: "O MÁXIMO DA SOFISTICAÇÃO É A SIMPLICIDADE”.

Agora você pode estar se questionando: como ter ideias brilhantes e inovadoras dentro da minha empresa? Como fazer a diferença na vida dos clientes?

Primeiro passo: é preciso mudar o modelo mental da sua empresa. Analise seu propósito. Qual a proposta de valor que sua empresa entrega? Agora pense: como você pode entregar isso de forma mais simples?

Essas perguntas devem estar no sangue dos colaboradores, e só assim a cultura inovadora estará dentro da sua empresa.

Muita atenção deve ser dada ao fato de que inovação tem chance de dar certo ou errado. Imagine a seguinte situação: a empresa que você trabalha quer implantar a cultura de inovação. Você propõe o lançamento ou melhoria de um determinado produto. Ele teve sucesso e seus superiores lhe elogiaram. No mês seguinte, você, motivado com o que havia acontecido, se dedica muito mais e propõe outra melhoria, só que dessa vez não foi muito bem sucedido; entretanto, sua intenção era a melhor possível. Dessa vez, ao contrário da anterior, seus superiores lhe dão a maior bronca, lhe chamam de incompetente etc.

Então, te pergunto: será que você irá propor alguma inovação novamente? Será que seus colegas de empresa irão propor uma inovação?

Acredite, empresas como Google, Amazon, Microsoft têm uma taxa de inovações sem sucesso maiores que taxas de sucesso, e nem por isso elas deixam de tentar! Por isso, o cuidado e a atenção com as atitudes dos colaboradores, é uma premissa importante para implantar a cultura de inovação.

PUBLICIDADE

Post it’s nas paredes, puff’s e um ambiente 'descolado' não fazem milagres. Nenhuma empresa será inovadora se ela não tiver em toda a sua estrutura pessoas inovadoras, pessoas curiosas e inconformadas com as coisas do jeito que são. Quando uma empresa decide inovar, ela precisa mudar, fazer, e ser diferente. Empresas inovadoras cuidam de ideias, e ideias são sementes para o processo de inovação.

Para finalizar, lembre-se: se a sua empresa não inovar, se você não tornar a vida do seu cliente mais fácil, seu concorrente fará isso por você. Ah, esse seu concorrente pode nem existir ainda, pode ser uma startup surgindo em alguma garagem por aí!

Mas isso é assunto para outro momento.

Um grande abraço, e até lá!