Novo presidente do Inep diz planejar novo modelo para o Enem

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Marcus Vinícius Rodrigues discutirá a possibilidade de fornecer o acesso prévio à prova para a gestão do presidente Jair Bolsonaro

O novo presidente do Inep, Marcus Vinícius Carvalho Rodrigues, disse hoje (24) que planeja um novo modelo para o Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. A proposta anula as questões "ideológicas" do material e discute a possibilidade de fornecer o acesso prévio à prova para a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

A sinalização de um possível acesso à prova, no entanto, contraria posicionamento da ex-presidente do instituto, Maria Inês Fini, para quem a medida poderia ferir o sigilo do exame.

Questionado sobre o sigilo, Rodrigues rebateu a crítica e disse que a declaração de Bolsonaro representa uma “preocupação com o Brasil”.

“Temos um presidente que representa os anseios de uma mudança. E eu estou aqui dentro desse princípio”, disse. “Uma coisa é não ser de praxe [ter acesso à prova], outra coisa é o acesso legal", comenta.

As declarações sobre o exame ocorreram logo após cerimônia de posse de Rodrigues no cargo.

Em discurso, Rodrigues disse ainda que sua gestão terá 32 metas prioritárias e que planeja “reconstruir a educação no país”.

“Uma nova escola que tenha resistência a ideologias e crenças inadequadas e inconsequentes, algumas com origem em interpretações superficiais de pseudo-intelectuais ou de um oportunismo político-partidário que levou nosso país a uma situação insustentável", conclui.