O inesperado acontece
Imagem ilustrativa.
MÔNICA BASTOS | Entra ano, sai ano, e as expectativas de mudanças se renovam, nos mais diversificados aspectos da vida. Como todo início de ano, em 2020 não foi diferente, muitas pessoas refletiram sobre o ano que passou, repensaram a vida, avaliaram os pontos negativos e positivos.
Muitas pessoas se reorganizaram para desfrutar de um maior equilíbrio na nova etapa que estava se iniciando. Elaboraram a famosa lista de objetivos e metas a alcançar. Fizeram planos. No entanto, o inesperado aconteceu.
Quem poderia imaginar que em 2020 o mundo seria vítima de uma pandemia?
Diante desse novo cenário ao qual fomos submetidos, um versículo bíblico nos faz repensar acerca da imprevisibilidade: “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor”. (Provérbios 16:1).
Em tudo há uma lição. Essa pandemia nos ensina que, mesmo diante dos maiores planejamentos, um fato pode mudar completamente a nossa rotina e, consequentemente, a nossa trajetória de vida, porque nós não estamos no controle de tudo. Esse tipo de situação nos tira da zona de conforto e traz à tona uma fragilidade muitas vezes ignorada.
Como já dizia Machado de Assis: “O esperado nos mantém fortes, firmes e em pé. O inesperado nos torna frágeis e propõe recomeços”.
O momento atual exige de nós muito equilíbrio, otimismo e resiliência.
Quando somos atingidos negativamente pelo inesperado, manter o equilíbrio emocional é imprescindível para que possamos enfrentar os momentos difíceis. Esse equilíbrio nos ajuda a pensar com maior clareza, a tomar as decisões mais acertadas e criar estratégias e novas formas para contornar os prejuízos que muitas vezes acompanham o momento.
O otimismo nos ajuda a olhar a situação de maneira positiva e esperançosa. Nos ajuda a enxergar oportunidades mesmo em cenários negativos.
A resiliência nos ajuda a lidar com os problemas, a nos adaptar às mudanças, a superar os obstáculos e a resistir à pressão em momentos de adversidade.
De fato, inesperado acontece.
Seja o primeiro a comentar!
Seja o primeiro a comentar!