Ovos de tênia para emagrecer? Veja o que consumo impróprio faz com o cérebro

Ilustração IA.

A técnica pode incluir liberação de óvulos na corrente sanguínea e causar convulsões potencialmente fatais

Médicos surpreenderam os internautas após o relato de mulheres tomando pílulas de ovos de tênia de propósito na tentativa de perder peso. A revelação foi contada por especialistas que compartilharam a história como forma de anunciar e alertar as pessoas para os perigos de realizar o ato.

Mulheres compram pílulas que contém os ovos pela internet, mais precisamente no mercado negro. As tênias são parasitas que entram no intestino humano, principalmente por meio de pessoas que inadvertidamente comem seus ovos em carne malcozida. 

Uma vez lá dentro, eles tomaram para si um pouco da comida ingerida pelo hospedeiro, podendo desencadear perda de peso, mas também diarreia e vômitos. A técnica causa a liberação de óvulos na corrente sanguínea, que pode atingir o cérebro e causar convulsões potencialmente fatais. 

LIBERAÇÃO DE ÓVULOS

Os médicos relataram o caso de uma mulher de 21 anos, identificada apenas como “TE”. Segundo os especialistas, ela comprou uma caixa de pílulas contendo ovos de tênia online usando criptomoeda.

TE, a princípio, obteve os resultados que esperava e começou a emagrecer. Apesar de ter sofrido cólicas estomacais ocasionais, a paciente não deu importância, devido aos resultados esmagadores.

Em uma noite, a mulher sentiu algo estranho no banheiro, como se algo estivesse batendo em sua bochecha. Ao olhar para o vaso sanitário, viu peças retangulares flutuando, que ela acreditou serem gordura eliminada. Semanas depois, encontrou um caroço no queixo e desmaiou ao pressioná-lo. Após acordar, começou a sentir uma pressão intensa na cabeça e dores de cabeça severas, levando-a a procurar atendimento no pronto-socorro.

PARASITAS NO CÉREBRO 

Após idas e vindas ao médico, com pioras de sintomas, manifestação de perda de memória e a prescrição de medicamentos, os quais não apresentaram efeitos, os especialistas decidiram analisar seu cérebro mais de perto e encontraram diversas lesões preocupantes no órgão. Após questionamentos persistentes sobre sua dieta e hábitos, TE confessou aos médicos que consumia ovos de tênia que havia comprados online.

Parasitas em cérebro de mulher. Reprodução.Parasitas em cérebro de mulher. Reprodução.

Uma análise do que exatamente ela havia comprado revelou que ela havia comprado tênias pertencentes a duas espécies de parasitas.

Uma delas, chamada de Taenia saginata, também conhecida como tênia da carne, em homenagem à carne em que é mais comumente encontrada. Os ovos desses vermes parecem segmentos retangulares de cor bege, como os que TE notou no vaso sanitário.

CISTICERCOSE

A presença desses parasitas levou a uma doença chamada cisticercose. Embora esses ovos não possam eclodir fora do intestino, eles formam nódulos duros, semelhantes aos cistos, que podem parecer caros sob a pele.

Bernard Hsu, especialista em câncer nos EUA, acrescentou que a doença pode causar casos de alterações na visão, mudanças de personalidade e diminuição da função cognitiva devido aos ovos, às vezes anos após a infecção inicial por Taenia solium ter sido descoberta e abordada, também foram documentados.

“Em um ser humano saudável, a perda de peso com dieta e exercícios é fisicamente possível, e isso apresenta muito menos riscos do que deixar organismos extras viverem intencionalmente dentro de você”, disse o médico.

Os médicos deram a TE dois medicamentos para combater a infestação: um que paralisa os vermes, fazendo com que eles se desprendam do intestino, e outro que os priva dos açúcares necessários para sobreviver.