Pedras no caminho?

Imagem ilustrativa.

MÔNICAS BASTOS | Conta-se que um psicólogo foi convidado para dar uma palestra... O local estava cheio de homens, mulheres e jovens.

O palestrante entrou carregando alguns embrulhos. Cumprimentou a todos e depois retirou livros e uma jarra com água que estavam sobre a mesa, deixando somente a toalha de seda branca. Calado, acendeu uma forte lâmpada, enfeitou a mesa com dezenas de pérolas, que trouxe em um dos embrulhos, e com bonitas flores que tinham sido colhidas minutos antes.

Em seguida, colocou na mesa uma bíblia com capa dourada. Depois, para surpresa de todos, colocou uma pequena lagartixa dentro de um frasco de vidro. Então, o palestrante, mostrou a mesa com tudo o que estava nela e perguntou:

- O que vocês estão vendo aqui, meus amigos?

Algumas pessoas responderam: Um bicho! Um lagarto horrível! Um pequeno monstro!

Depois de escutar todas as sugestões, o psicólogo concluiu: - ...Não se enxerga o forro de seda, nem as flores, nem as pérolas, nem as preciosidades, nem a bíblia, nem a luz forte que acendi. Vocês viram apenas a pequenina lagartixa.

Essa reflexão demonstra claramente as dificuldades que temos para reconhecer e apreciar o lado bom da vida. A verdade é, que nem tudo são flores, mas da mesma forma, nem tudo é espinho.

Como olhar para um cenário caótico e enxergar algo de bom? A verdade é que não é nada fácil olhar para as flores, principalmente quando elas estão cercadas por espinhos.

É certo que esses espinhos podem dificultar o nosso acesso às flores, mas será que eles não têm outra serventia? Tudo nessa vida tem um lado positivo, e é nisso que precisamos focar. Os problemas, as dificuldades devem ser analisados, mas a ênfase deve ser dada à solução.

A situação está difícil. Como revertê-la ao meu favor?

O que nos diria Fernando Pessoa?

- Pedras no caminho? Guarde todas, e um dia construa um castelo.

Que nós possamos ter serenidade para apreciar todos os momentos da nossa vida. Que possamos ter a capacidade de recomeçar a cada momento, certos de que, nada dura para sempre, isso porque, tudo passa.