Previsão indica muita chuva e calor nos próximos dias; Inmet informa onde

Reprodução.

O país se prepara para um período de chuvas intensas e calor nas próximas duas semanas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acumulados de chuva acima de 100 mm são esperados em algumas regiões, com risco de tempestades e granizo.

A previsão indica que até o dia 8 de maio a Região Norte enfrentará pancadas de chuvas.

No Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, espera-se acumulados significativos de chuva, podendo ultrapassar os 70 mm.

Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. No entanto, áreas do Acre, Tocantins, sul do Pará e de Rondônia podem ter volumes inferiores a 50 mm.

No Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocará áreas de forte instabilidade, resultando em chuvas superiores a 70 mm em partes do Maranhão, Piauí e Ceará, e acumulados maiores que 60 mm na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia).

A previsão é de chuvas acima de 100 mm no litoral baiano. No entanto, no interior da Bahia, não há previsão de chuva.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a maior parte do período será de tempo quente e seco, com exceção do noroeste de Mato Grosso e norte do Espírito Santo, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.

No Sul do país, a semana iniciará com tempestades devido ao calor e alta umidade, principalmente no Rio Grande do Sul. Contudo, ao longo da semana, um sistema frontal sobre o oceano provocará chuvas intensas em áreas gaúchas e catarinenses.

Calorão e chuva continuam na próxima semana

Para a segunda semana, entre 30 de abril e 08 de maio, espera-se um padrão semelhante de chuvas no Norte e Nordeste, com acumulados superiores a 70 mm em várias áreas.

No entanto, o sul do Pará, Acre, Tocantins e Rondônia podem ter volumes menores.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de tempo seco e quente na maior parte do período, com exceção do noroeste de Mato Grosso, sudeste de São Paulo e extremo-sul de Mato Grosso do Sul, onde chuvas podem superar os 60 mm.

No Sul, são esperadas pancadas de chuvas que podem superar os 70,0 mm em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, enquanto nas demais áreas, os acumulados serão menores.

Temperaturas

Quanto às temperaturas, espera-se que as máximas ultrapassem os 30°C em várias regiões. Inclusive, podem chegar a valores acima de 34°C em áreas de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná.

Destaque para Roraima, com máximas próximas aos 38°C.

As mínimas podem variar, sendo superiores a 24°C em partes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nas regiões Sul e Sudeste, podem ser inferiores a 20°C, com possibilidade de mínimas abaixo de 10°C em áreas serranas.