Projeto de Lei que institui o ‘Dia do Garimpeiro’ é aprovado pela câmara de Gentio do Ouro

Fonte: camaragentiodoouro.ba.gov.br

O projeto, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes durante a 1ª Sessão Ordinária de 2022

Durante a 1ª Sessão Ordinária de 2022, que ocorreu na última quinta-feira (10/02), foi aprovado pelo plenário o Projeto de Lei Legislativo n.° 03/2021. De autoria do presidente da câmara, vereador Gilliard Henrique-PDT, esse importante projeto institui o Dia do Garimpeiro no município de Gentio do Ouro.

Esse projeto importante para a identidade, para a economia e para a história do povo gentiourense, institui a comemoração anual do Dia Municipal do Garimpeiro no dia 17 de setembro. Pela primeira vez na história, os garimpeiros serão homenageados dignamente e isso demonstra que todos os vereadores reconhecem o trabalho desses homens e mulheres que derramam suor e correm muitos perigos para garantir o pão de cada dia.

Após a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do prefeito Robério Cunha e poderá se transformar em lei municipal. Autor do projeto, o presidente da câmara, vereador Gilliard Henrique, falou sobre a importância de instituir o Dia do Garimpeiro em Gentio do Ouro: “desde sua criação, o nosso município foi (e ainda é) povoado por garimpeiros que aqui decidiram morar, trabalhar e constituir suas famílias, temos um vínculo muito forte com o garimpo e com os minerais, portanto, instituir o Dia do Garimpeiro é uma forma de valorizar essa classe tão importante para nossa história. A data poderá ser celebrada nos órgãos públicos e privados, assim como nas associações e sindicatos. O município também poderá promover eventos festivos em alusão à data. Acredito que esse será o primeiro passo para que no futuro o município valorize muito mais os nossos garimpeiros, com a implantação de políticas públicas que ajudem no desenvolvimento econômico e social da classe, investindo na segurança desses guerreiros que arriscam suas vidas para sustentarem suas famílias e fazer a nossa economia girar. Meu desejo é que futuramente os garimpeiros e as garimpeiras sejam mais amparados pelos poderes públicos, inclusive com acesso a cestas básicas ou auxílio financeiro nos períodos chuvosos, quando os mesmos ficam impedidos de trabalhar. Ninguém faz nada sozinho, então quero agradecer aos meus colegas vereadores pela aprovação desse projeto.” Disse o presidente da câmara.