Quando uma pessoa está preparada para abrir um negócio?

Ilustração.

GABRIELA GODOY | Muitas vezes me pergunto se essa pergunta tem resposta. Será que existe um momento da virada de chave? Aquela maturidade de percepção que diz: “estou pronto (a) para ser empresário (a)”. Será?De acordo com o Sebrae, “não basta apenas se formalizar com o objetivo de ser o dono do próprio negócio, se houver ausência do chamado perfil empreendedor”. Mas o que é realmente esse perfil, essas características que podem auxiliar alguém no desafio de abrir uma empresa?

São 10 características: iniciativa e busca de oportunidades, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos.

Muitas delas são perceptíveis naquelas pessoas que conhecemos que tiveram a coragem de empreendedor. Pense naquele amigo dono de um pequeno negócio. Tenho certeza de que ele deve ser comprometido e persistente. E aquela conhecida dona do salão? Aposto que ela busca sempre novas informações e tem muita iniciativa. Mas o que mais?

Há mais de 15 anos trabalhando com empreendedorismo e gestão, tenho percebido também que há outras características que podem auxiliar quem deseja se enveredar pelo mundo dos negócios ou quem já está nele. A meu ver, muitas pessoas se sentem inquietas ao trabalhar para outros. Elas têm aquela necessidade intrínseca de decidir, assumir o controle. Estão a um passo de tomar as rédeas da sua trajetória de forma particularmente individual.

Trabalhar a autoconfiança e perceber sua capacidade real de entrega também são caminhos interessantes para alcançar a independência. Verificar quais das características que citei nesse artigo você precisa de mais apoio, já é um bom começo para o desenvolvimento empresarial.

E não se esqueça: ideal que comece em uma área ou segmento em que já tenha alguma experiência!
Boa sorte.