Quem atira para todos os lados, dificilmente acerta o alvo

Imagem ilustrativa.

MÔNICA BASTOS | Todos  nós somos diferentes, mas se há algo que nos assemelha, é o desejo de que nossos propósitos se estabeleçam.  Sonhamos, fazemos planos, colocamos alguns em prática... E outros, por alguns motivos, simplesmente engavetamos.

Nem sempre as coisas saem como planejado, pois existem circunstâncias externas que fogem ao nosso controle e, por isso, temos que ter bastante cuidado com as nossas escolhas, até porque, viver nem sempre é leve; às vezes, pode até ser cansativo e massacrante, já que a vida é mesmo complexa, cheia de riscos e todo o tempo somos pressionados a tomar decisões que, direta ou indiretamente, influenciam na nossa trajetória de vida.

A parábola do semeador, descrita na bíblia, traduz claramente isso.  Conta a história, que  certo homem saiu para semear.  Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram.  Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes.  Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. Outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo trinta, sessenta e até mesmo cem vezes mais do que tinha sido plantado.

Um homem, várias escolhas, resultados distintos.

O semeador tinha em suas mãos, sementes. No entanto, a falta de cuidado ou mesmo a indecisão, fez com que a maioria das sementes fossem desperdiçadas devido a inadequação do solo onde foram lançadas.

Assim como o semeador, muitas vezes, surgem diante de nós, as oportunidades certas. No entanto, por falta de direcionamento, por falta de foco, acabamos meio que “atirando para todos os lados”, na esperança de que algo finalmente dê certo.

Quem atira para todos os lados, dificilmente acerta o alvo.

Se quisermos alcançar os nossos objetivos, precisamos aprender a fazer o melhor uso possível das oportunidades, as quais temos recebido. E isso significa manter o foco.