Robério Cunha: Navegando com maestria nas águas da política

Robério Cunha.

MÔNICA BASTOS | Recentemente, ouvi que o atual prefeito de Gentio do Ouro, Robério Cunha, é um excelente administrador, mas um péssimo político. 

Ao refletir sobre as estratégias políticas de Robério Cunha, cheguei à conclusão de que ele é, um dos maiores estrategistas políticos que nosso município já viu. Durante sua gestão, ele conseguiu desarticular a oposição, trazendo para seu lado quatro vereadores. Dentre outros, conseguiu também a inclusão do antigo opositor, Ivonilton Vieira, em sua base de apoio. Com isso, suas manobras demonstram uma habilidade política rara.  

Sabemos que, indicar o sucessor ao cargo de prefeito, frequentemente provoca disputas internas. Alguns políticos almejam o cargo, e a escolha, de imediato, pode não agradar a todos, resultando no temido racha político. No entanto, Robério, conhecido por alguns como alguém que "não sabe fazer política", após indicar, Cícero Elizeu como pré-candidato a prefeito, e o ex-secretário de finanças Everton, como pré-candidato a vice, manteve o grupo unido.

Vale lembrar que Cícero é ex-vereador por dois mandatos consecutivos, ex-diretor de meio ambiente, ex-secretário de turismo, ex-chefe de fiscalização da secretaria de obras, ex-presidente da Associação de Moradores de Santo Inácio e ex-chefe de gabinete do prefeito. 

Embora houvesse especulações sobre um racha político, ele nunca se concretizou. 

Qual é o segredo de Robério para manter todo o grupo unido em ano de sucessão?

Sua habilidade de negociação se destaca. Além disso, ele tem a capacidade de ouvir e compreender as aspirações dos munícipes, por entender que a política é, antes de tudo, sobre pessoas e relacionamentos, e por isso valoriza e respeita aqueles que o ajudaram a se eleger. 

Robério aprecia o diálogo aberto e transparente. Ao deixar claro suas intenções e decisões, gera confiança, minimiza mal-entendidos e fortalece o grupo ao seu redor, criando um ambiente de confiança e colaboração.

Foi assim, que Robério Cunha demonstrou que Cícero Elizeu é a escolha certa para continuar os avanços que o Município necessita. Sua confiança em Cícero não é apenas um gesto político, mas um reconhecimento das competências que seu pré-candidato traz consigo.

Cícero, alinhado aos valores e a visão de Robério, promete seguir os passos de seu mentor, garantindo a continuidade das políticas públicas e dos projetos que transformaram nossa cidade.

Com o histórico de uma gestão marcada por conquistas significativas, Robério não apenas consolidou o seu legado, mas também escolheu um sucessor que assegura continuar o seu trabalho, e por isso, neste ano eleitoral, é crucial reconhecer aquele que consegue navegar pelas complexas águas da política com destreza e habilidade, garantindo não apenas uma excelente administração, mas também um cenário político estável e unificado.