SALVADOR: Está se desenhando uma nova onda de Covid-19 em Salvador, afirma Leo Prates

Foto: divulgação.

Segundo o secretário, mais de 200 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina

Na tarde desta quinta-feira (6), o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou que uma nova onda de Covid-19 está se "desenhando" na capital baiana. 

Em entrevista à TV Bahia, o secretário disse, que mesmo com a vacinação, a situação é bem preocupante. Além do aumento no número de casos, o fator RT, índice epidemiológico que mede o nível de controle do vírus por região, também apresentou taxa de crescimento. 

"Existe uma aceleração da doença. Você tinha um fator RT há duas semanas que estava em 0,79. Estamos com RT em 0,95", explicou. 

Leo Prates chamou atenção para o valor padrão do RT. Acima de 1, a taxa é considerada descontrole epidemiológico. "Mas está se desenhando uma nova onda de Covid-19 em Salvador”, alertou. 

O secretário ainda comentou o comportamento da população durante a pandemia. O gestor pediu que os soteropolitanos mantenham os protocolos, como uso de máscaras e distanciamento, além da vacinação.

"Temos mais de 200 mil pessoas que não tomaram a segunda dose. E o que mais preocupa: mais de 400 mil pessoas que não tomaram a sua terceira dose", disse. 

Segundo informou Leo Prates, a decisão de não concluir o esquema de vacinação contra a doença reflete no aumento de casos e de pessoas internadas com Covid-19. 

"Aí preocupa, porque se a pessoa não tiver imunizada com a segunda ou terceira dose, pode agravar, aumentar a internação hospitalar (o que a gente chama de colapso no sistema de saúde) e no final a pessoa pode morrer porque não está imunizada", lembrou.

iBahia